“Ai de vós almas depravadas” - um estudo iconográfico sobre a pintura de teto da capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Prados, séculos XVIII e XIX

Autores/as

  • Kellen Cristina Silva UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p118

Palabras clave:

Iconografia, Apocalipse, Arte Colonial.

Resumen

O presente artigo tem a finalidade de apresentar um estudo iconográfico da pintura de teto da igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Prados, Minas Gerais. A pintura data da virada do século XVIII para o XIX e apresenta uma iconografia divergente daquela comumente utilizada na ornamentação dos tetos das igrejas e capelas da região. Atrelado a isso, conjugamos as relações existentes no Novo Mundo, sobretudo ao que tange o imaginário religioso existente tanto na Península Ibérica, quanto aquele nascido da mestiçagem colonial. Para tal empreitada, nos valemos dos estudos de Aby Warburg, que considerava a imagem como um “sintoma” dos medos e anseios que permeiam os questionamentos do homem, afirmando que a imagem está sempre pronta para “reencarnar” quando determinadas emoções afloram.

Biografía del autor/a

Kellen Cristina Silva, UFSJ

Mestre em História na UFSJ. Doutoranda pela UFMG

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Publicado

2015-07-31

Cómo citar

Silva, K. C. (2015). “Ai de vós almas depravadas” - um estudo iconográfico sobre a pintura de teto da capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Prados, séculos XVIII e XIX. Domínios Da Imagem, 9(17), 118–144. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2015v9n17p118

Número

Sección

Artigos do dossiê