Iconografia, imaginário e expansão marítima: Elementos para a reflexão sobre o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-9126.2007v1n1p163Palabras clave:
Iconografia, Imaginário, Expansão marítima.Resumen
A proposta do texto é discutir a questão do imaginário dos descobrimentos presente em fontes iconográficas no ensino de história. Neste sentido, aborda viagens marítimas e as apropriações feitas pelo ensino de história mediadas pelos livros didáticos e outros mecanismos como o vídeo e a internet.
Descargas
Citas
BARRETO, Luís Filipe; GARCIA, José Manuel. Portugal na abertura do mundo. Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1997.
BENNASSAR, Bartolomé. Dos mundos fechados à abertura do mundo. In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
BITTENCOURT, Circe Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
BORGES, Maria Eliza Linhares. Cartografia, poder e imaginário: cartográfica portuguesa e terras de além-mar. In: SIMAN, Lana Mara de Castro; FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BRAUDEL, Fernand. La pédagogie de l’Histoire. In: BRAUDEL, Fernand. L’Histoire au quotidien. Les écrits de Fernand Braudel. Paris: Éditions de Fallois, 2001.
CAPRETTINI, G.P. Imagem. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994. v.31: Signo.
CAETANO, Joaquim Oliveira (coord). Gravura e conhecimento do mundo: o livro impresso ilustrado nas coleções da Biblioteca Nacional. Lisboa: Biblioteca Nacional, 1998.
COLI, Jorge. Primeira missa e invenção da descoberta. In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
COLI, Jorge. A pintura e o olhar sobre si: Victor Meireles e a invenção de uma história visual no século XIX brasileiro. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org). Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.
COLOMBO, Cristóvão. Diários da descoberta da América. 4. ed. Porto Alegre: L&PM, 1987.
DEL PRIORE, Mary. A história cultural entre monstros e maravilhas. In: SWAIN, Tania Navarro (org). História no Plural. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.
DEL PRIORE, Mary. Esquecidos por Deus: monstros no mundo europeu e ibero-americano (séculos XVI-XVIII). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. “Ver para compreender”: arte, livro didático e a história da nação. In: SIMAN, Lana Mara de Castro; FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1985.
HOLLANDA, Guy de. Um quarto de século de programas e compêndios de História para o ensino secundário brasileiro (1931-1956). Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais/Ministério da Educação e Cultura, 1957.
KRUS, Luis. O imaginário português e os medos do mar. In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LAS CASAS, Frei Bartolomé. O paraíso destruído: brevíssima relação da destruição das Índias. 5. ed. Porto Alegre: L&PM, 1991.
LAVISSE, Ernest. Histoire de France: cours élémentaire. Paris: Armand Colin, 1887.
MARIN, Louis. Des pouvoirs de l’image. Paris: Éditions du Seuil, 1993.
NORA, Pierre. Lavisse, instituteur national. In: Les lieux de mémoire. Paris: Quarto/Gallimard, 1997.
SALIBA, Elias Thomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e consumo de imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.
SALIBA, Elias Thomé. As imagens canônicas e o ensino de História. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora & CAINELLI, Marlene Rosa (orgs). III Encontro Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1999.
SANTOS, João Marinho dos. A expansão pela espada e pela cruz. In: NOVAES, Adauto (org). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SERRANO, Jonathas. Epítome de História Universal. 24. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1954. (Prefácio de 1918)
VAINFAS, Ronaldo. A problemática das utopias no contexto dos descobrimentos e da colonização da América. In: MONTEIRO, John Manuel; BLAJ, Ilana (org). História & Utopias. São Paulo: Associação Nacional de História, 1996.
VESPÚCIO, Américo. Novo Mundo: cartas de viagens e descobertas. Porto Alegre: L&PM, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Domínios da Imagen adopta la Licencia Internacional Creative Commons Atribución 4.0, por lo tanto, los derechos de autor relativos a los artículos publicados pertenecen al autor(es), quienes otorgan a la revista el derecho exclusivo de primera publicación.
Bajo esta licencia usted puede: Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato. Adaptar: remezclar, transformar y desarrollar sobre el material, otorgando el crédito correspondiente, proporcionando un enlace a la licencia e indicando si se realizaron cambios.