Imagens possíveis – Karpfen, Carpeaux, Ouro Preto

Autores/as

  • Eduardo Gomes Silva Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Flávio Braune Wiik Universidade Federal Fluminense, Universidade de Chicago

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p130

Palabras clave:

Otto Maria Karpfen/Carpeaux, Golpe civili-militar de 1964, Ouro Preto

Resumen

Imagens possíveis... é uma tentativa de demonstrar que outras imagens sobre o ensaísta, crítico literário e ativista político Otto Maria Karpfen/Carpeaux são não somente possíveis como necessárias, haja vista certos ‘cenários estáticos’ em que o austríaco-brasileiro vem sendo enquadrado. Vida complexa, de rupturas e permanências, Karpfen/Carpeaux buscou o novo no Brasil, embora tenha vivido uma espécie de déjà vu de sua Áustria ocupada (Anschluss) quando do Golpe civil-militar brasileiro de 1964. Sua dinâmica relação com a cidade mineira de Ouro Preto, traduzida em três diferentes crônicas literárias, escritas antes e depois do Golpe, será o instrumento pelo qual tentaremos construir novas imagens sobre Karpfen/Carpeaux, imprimindo-lhes a devida complexidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Gomes Silva, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina

Flávio Braune Wiik, Universidade Federal Fluminense, Universidade de Chicago

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Antropologia pela Universidade de Chicago

Citas

ARQUIVO NACIONAL. Coordenação de Gestão de Documentos. Relação de processos DSI [Ministério da Justiça]: 1955-1987. Rio de Janeiro, 1996.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Irene Aron et al. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006.

CARTA CP-CDA, 21/06/1942a. In: Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa. Arquivos Pessoais de Escritores Brasileiros – APEB. Fundo/Coleção: Otto Maria Carpeaux.

CARTA CP-CDA, 16/07/1942b. In: Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa. Arquivos Pessoais de Escritores Brasileiros – APEB. Fundo/Coleção: Otto Maria Carpeaux.

CARTA CP-CDA, 21/06/1943. In: Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa. Arquivos Pessoais de Escritores Brasileiros – APEB. Fundo/Coleção: Otto Maria Carpeaux.

CARTA CP-CDA, 08/08/1944. In: Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa. Arquivos Pessoais de Escritores Brasileiros – APEB. Fundo/Coleção: Otto Maria Carpeaux.

CARPEAUX, Otto Maria. A morte de Romain Rolland. Revista do Brasil, Rio de Janeiro, dez. 1943.

CARPEAUX, Otto Maria. Vinte e cinco anos de literatura. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1968.

CARPEAUX, Otto Maria. Elogio de Ouro Preto. In: CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios reunidos – 1942 -1978. Rio de Janeiro: UniverCidade, 1999. p. 673-66. Originalmente publicado em Presenças pelo Instituto Nacional do Livro, 1958.

CARPEAUX, Otto Maria. Uma visão de Ouro Preto. Belo Horizonte; Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000. p. 13-22. Publicação póstuma. Manuscrito original, sem data, de 9 páginas, disponível em OC Pi 09. Acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa. Arquivos Pessoais de Escritores Brasileiros.

CARVALHO, Olavo de. Introdução a um exame de consciência. In: CARPEAUX, Otto Maria. Ensaios reunidos – 1942 -1978. Rio de Janeiro: UniverCidade, 1999. p. 15-69.

CONY, Carlos Heitor. O assombro das noites. Folha de São Paulo, São Paulo, 19 nov. 2003.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cuando las imágenes toman posición. Tradução de Inés Bertólo. Madri: A. Machado Libros, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

ESCRITORES Jorge Amado e Otto Maria Carpeaux trocam socos. O Globo. Rio de Janeiro, 10 out.1959. p. 14.

EVARISTO, Manoel. Panorama da crítica. Revista Diretrizes, Rio de Janeiro, ago. 1943.

JOSÉ – Literatura-crítica e arte. nº 1. Rio de Janeiro: Fontana, 1976. p. 3-9.

KONDER, Leandro. Otto Maria Carpeaux (1900-1978). In: KONDER, Leandro. Intelectuais brasileiros e marxismo. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1991. p. 59-64.

LINS, Álvaro. Apresentação de um companheiro europeu em exílio. In: LINS, Álvaro. O relógio e o quadrante: ensaios e estudos. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1964. p. 153-160. Originalmente publicado no Correio da Manhã, em 9 abr. 1941.

LÖWI, Michael. Redenção e utopia. O judaísmo libertário na Europa Central: um estudo de afinidade eletiva. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LÖWI, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “sobre o conceito de história”. Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Branr. São Paulo: Boitempo, 2005.

MATE, Reyes. Meia-noite na história: comentários às teses de Walter Benjamin sobre o conceito de história. Tradução de Nélio Schneider. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2011.


PEREZ, Renard. Otto Maria Carpeaux. In: CARPEAUX, Otto Maria. As revoltas modernistas na literatura. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, 1968. p. 11-22.

SCHORSKE, Carl. Viena fin-de-siècle: política e cultura. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SONTAG, Susan. Sob o signo de saturno. In: SONTAG, Susan. Sob o signo de saturno. Tradução de Ana Maria Capovilla e Albino Poli Junior. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 1986. p. 83-95.

WAINER, S. Minha razão de viver: memórias de um repórter. Rio de Janeiro: Record, 1987. p. 49-89.

Publicado

2014-07-18

Cómo citar

Silva, E. G., & Wiik, F. B. (2014). Imagens possíveis – Karpfen, Carpeaux, Ouro Preto. Domínios Da Imagem, 8(14), 130–148. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2014v8n14p130