A trajetória do Foto Tanko em Santo Antônio da Platina (1942-2004):

ações iniciais para um futuro processo curatorial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p209

Keywords:

História e Fotografia, Estúdios Fotográficos, Acervo.

Abstract

Este artigo busca analisar a trajetória do Foto Tanko em Santo Antônio da Platina (1942-2004), no nordeste do estado do Paraná, tendo como fonte principal o desenvolvimento e a análise de uma entrevista semiestruturada realizada com um dos donos deste estúdio. Adicionalmente, a pesquisa contempla o estudo de uma série de fotografias de trabalhadores nos anos 1950, pertencentes ao Arquivo Foto Tanko. Com base em alguns referenciais históricos, teóricos e metodológicos do campo fotográfico e da arquivística, esta investigação traz informações relacionadas ao tratamento documental iniciado antes do transporte deste arquivo ao Museu Campos Gerais (MCG), na cidade de Ponta Grossa, para o qual o arquivo foi cedido.  Destaca-se a importância deste acervo, assim como a análise da série de fotografias, para compreender o contexto em que o estúdio estava inserido e a subjetividade do fotógrafo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ruhama Sabião, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em História, Cultura e Identidades pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz.

Patrícia Camera, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH/ UEPG) na área de concentração em História, Cultura e Identidades. Professora Adjunta no Departamento de Artes (DEARTES/UEPG). Diretora da Seção Educativa do Museu Campos Gerais.

References

BARTHES, Roland. A câmara clara. Nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

BORGES, Maria Eliza. Tradição e modernidade na mira dos fotógrafos. In: BORGES, Maria Eliza. História & Fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 37-73.

BRANDÃO, Antônio Carlos; DUARTE, Milton Fernandes. Movimentos Culturais da Juventude. São Paulo: Moderna, 1990.

CAMERA, Patrícia. A fotografia sob a perspectiva da construção social da tecnologia. Mouseion, Canoas, n. 15, ago. 2013. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/download/1137/914. Acesso em: 14 abr. 2022.

CANABARRO, Ivo dos Santos. A construção da cultura fotográfica no sul do Brasil. Imagens de uma sociedade de imigração. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em História. UFF: Niterói (RJ), 2004.

CANABARRO, Ivo dos Santos. Fotografia, história e cultura fotográfica: aproximações. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. 31, n. 2, p. 23-39, 2005. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/1336/1041. Acesso em: 14 abr. 2022.

CANABARRO, Ivo dos Santos. Fotografia e história: questões teóricas e metodológicas. Visualidades (UFG), v. 13, p. 98-125, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/33641/19731. Acesso em: 14 abr. 2022.

CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Trad. de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão, 1988, 244 p.

DEL RIOS, Jefferson. Ourinhos: memórias de uma cidade paulista. Cornélio Procópio: UENP, 2015. Disponível em: http://www.ccp.uenp.edu.br/e-books/uenp/2015-jdr-ourinhos.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.

DICIO. Definição da palavra “fotografia”. Dicionário Online, 2018. Disponível em: https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=elite. Acesso em: 14 abr. 2022.

FRAIZ, Priscila Moraes Varella. Coleções em arquivos, museus e bibliotecas: uma abordagem arquivística. 2005. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

GREGORY, Lucia Teresinha Macena. Retratos, instantâneos e lembranças: a trajetória e o acervo da fotógrafa Írica Kaefer, Marechal Cândido Rondon (1954-1990). Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação Interinstitucional em História, UFF. Unicentro: Niterói (RJ), 2010.

IBGE. Panorama do município de Santo Antônio da Platina. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/santo-antonio-da-platina/panorama. Acesso em: 14 abr. 2022.

KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LACERDA, Aline Lopes. Arquivos e coleções: a fotografia em diferentes contextos. In: MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano. Coleções e colecionadores: a polissemia das práticas. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2011, pp. 147-153.

LIMA, Solange. Tratamento de fotografias em acervos museológicos. Oficina do Labhoi, 2013. Disponível em: www.labhoi.uff.br/.../oficina_do_labhoi_-_no_1_-_tratamento_de_fotog. Acesso em: 14 abr. 2022.

MAUAD, Ana Maria. Através da Imagem: Fotografia e História Interfaces. Tempo, Niterói, v. 2, n.1, p. 26-46, 1996. Disponível em: https://codecamp.com.br/artigos_cientificos/ATRAVESDAIMAGEMFOTOGRAFIA.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.

MENESES, Ulpiano. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbh/v23n45/16519.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.

MENESES, Ulpiano. Rumo a uma “História Visual”. In: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornélia; NOVAES, Sylvia. (orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. São Paulo: Edusc, 2005.

MOLINA, Ana Heloisa. A História contada por imagens: as escolas normais do início do século XX e o uso de fotografias para a historiografia contemporânea. Dimensões, Vitória, v. 34, p. 457-489, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/dimensoes/article/view/11126/0. Acesso em: 14 abr. 2022.

RIBEIRO, Carmem. Imagens Negociadas: retratos de família pelas lentes do estúdio Foto Klos nas décadas de 1930 e 1940 em Panambi – RS. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. PUCRS: Porto Alegre, 2015.

RIBEIRO, Carmem Adriana. Acervos Fotográficos no Sul do Brasil. Revista Memória em rede, Pelotas, v.9, n.16, jan./jul., p. 121-141, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Memoria/article/view/10372. Acesso em: 14 abr. 2022.

SILVA, João Paulo da. O acervo fotográfico de José Tanko e sua relevância para a construção da memória social da cidade de Santo Antônio da Platina – Paraná. Anais [...]. XXVI Semana de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná. UENP, Jacarezinho, 2014, p. 13-24. Disponível em: http://docs.wixstatic.com/ugd/645a92_f17d8a7b9a0d442cb4babbf999548e54.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.

TURAZZI, Maria Inez. Uma cultura fotográfica. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 27, p. 7-15, 1998. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat27.pdf. Acesso em: 14 abr. 2022.

Published

2023-06-01

How to Cite

Sabião, R., & Camera, P. (2023). A trajetória do Foto Tanko em Santo Antônio da Platina (1942-2004):: ações iniciais para um futuro processo curatorial. Domínios Da Imagem, 17(32), 209–243. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p209

Issue

Section

Artigos gerais