Eduardo Coutinho, lado B

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p75

Palavras-chave:

Documentário brasileiro, Eduardo Coutinho, Revisão crítica

Resumo

O ensaio revisa parte da produção menos conhecida de Eduardo Coutinho, destacando algumas de suas singularidades, virtudes e possíveis contradições. São elas: O Fio da Memória (1991), Volta Redonda - Memorial da greve (1989) e Boca de Lixo (1992). Ao mesmo tempo, o estudo sugere que alguns temas e questões que despontarão na obra futura do diretor já se encontram prefigurado nestes títulos. Dentre eles, podemos citar: a preferência por personagens e situações ambíguas; o embate entre a escrita e a tradição oral; o risco decorrente dos encontros inesperados; a devolução da imagem como pressuposto ético; e a melancolia que permeia o mundo do trabalho.

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Biografia do Autor

Laécio Ricardo de Aquino Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas, professor associado do Departamento de Comunicação Social da UFPE e do seu programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM). É idealizador e um dos integrantes da equipe organizadora da Jornada de Estudos do Documentário (JED). Email: laecio.ricardo@ufpe.br. Orcid: https:/orcid.org/0000-0003-4539-646X.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

de Aquino Rodrigues, L. R. (2023). Eduardo Coutinho, lado B. Domínios Da Imagem, 17(33), 75–108. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n33p75

Edição

Seção

Artigos gerais