O Pantera Negra - Primeiro super-herói negro e as relações de raça e identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p72

Resumo

Este artigo aborda a representação dos negros nas histórias em quadrinhos na perspectiva do contexto histórico de erupção de personagens negros, sobretudo super- heróis, através do personagem Pantera Negra, a partir de uma abordagem bibliográfica exploratória. Na primeira parte, o artigo apresenta o contexto do movimento pelo direito de igualdade na perspectiva do cenário estadunidense, lugar vivencial originário dos quadrinhos de super-heróis. Na segunda parte, investiga os personagens negros e suas representações na aventura e na superaventura. Por fim, o artigo indica que a representação da identidade negra através do personagem Pantera Negra, conquistou espaço nas produções artístico-culturais contemporâneas, inicialmente motivado por uma política de cotas e, posteriormente, revelou-se um personagem de representação. Os quadrinhos são, pois, palco onde questões sensíveis à comunidade são postas em discussão, atuando dessa forma como catalisadores de transformações sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gelson Weschenfelder, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós Doutorando no PPG de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutor e Mestre em Educação e Graduado em Filosofia. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Quadrinhos – UFPE. Email: gellfilo@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6571-8027

Eronildo Januário da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Estudos Literários pela UFPE. E-mail: eronvillar@gmail.com.  Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Quadrinhos – UFPE.

George André Pereira de Souza, UFRPE

Mestrando em Educação, culturas e identidades pela UFRPE e Fundação Joaquim Nabuco, e-mail: george.290986@gmail.com. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Quadrinhos – UFPE.

Fabio Paiva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos (DFSF) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor e mestre em Educação , graduado em Licenciatura Plena em Geografia, graduado em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Quadrinhos – UFPE.

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Weschenfelder, G., da Silva, E. J., de Souza, G. A. P., & Paiva, F. (2023). O Pantera Negra - Primeiro super-herói negro e as relações de raça e identidade. Domínios Da Imagem, 17(32), 72–100. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2023v17n32p72

Edição

Seção

Artigos gerais