A intersecção dos planos de Nanni Moretti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n22p5

Palavras-chave:

Nanni Moretti, Autobiografia, Il caimano

Resumo

O trabalho se enquadra numa pesquisa disposta a entender a visão da história contemporânea da Itália segundo enredos parcialmente autobiográficos, relacionados a uma problemática de grupo. Investigamos procedimentos cinematográficos que nos permitem afirmar que Nanni Moretti supera a mensagem política e revolucionária, pois sua mira transita entre passado e presente para interpretar de modo equilibrado o sentido político e a complexidade da crise coletiva e individual. A leitura considera as autoanálises dos protagonistas como reflexos das incoerências, acertos e heranças das forças de oposição difundidas desde os anos de 1960. A intenção é analisar o tratamento da “era Berlusconi” e a representação das contradições de um panorama social, um quadro político e um contexto cultural (sobretudo cinematográfico) preocupantes.

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Biografia do Autor

Gabriela Kvacek Betella, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, com pós-doc no IEBUSP, docente no Departamento de Letras Modernas, área de italiano na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Assis

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Publicado

2018-12-23

Como Citar

Betella, G. K. (2018). A intersecção dos planos de Nanni Moretti. Domínios Da Imagem, 12(22), 5–21. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2018v12n22p5

Edição

Seção

Artigos gerais