A disseminação de padrões femininos através dos anúncios da Lugolina e da juventude Alexandre na “Fon-Fon!”, 1910

Autores

  • Mara Rúbia Sant’Anna Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Júlia Zarpelão Hernandes Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p93

Palavras-chave:

Lugolina, Juventude Alexandre, Anúncios

Resumo

O artigo realiza análise de dois anúncios de produtos de beleza publicados na revista carioca Fon-Fon!, das marcas Lugolina e Juventude Alexandre, especificamente destinados aos cuidados com a pele e cabelo, publicados entre 1915 e 1916. Para tanto, utiliza-se das ferramentas de análise de imagem e, com isso, discute se os modelos de feminino disseminados pelos dois anunciantes estavam em conformidade com a ideologia da revista, concluindo que, apesar da intenção moderna, os papéis até então destinados à mulher foram reforçados.

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Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant’Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História, Universidade do Estado de Santa Catarina.  Professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina

Maria Júlia Zarpelão Hernandes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduanda  e  bolsista  de  Iniciação  Científica,  financiada  pelo  Fundo  de  Pesquisa  da  Universidade do Estado de Santa Catarina. Membro do Laboratório Moda e Sociedade.

Referências

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

Sant’Anna, M. R., & Hernandes, M. J. Z. (2017). A disseminação de padrões femininos através dos anúncios da Lugolina e da juventude Alexandre na “Fon-Fon!”, 1910. Domínios Da Imagem, 11(21), 93–116. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2017v11n21p93

Edição

Seção

Artigos do dossiê