Lago dos cisnes de Matthew Bourne: práticas do olhar de suas imagens dançantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p23

Palavras-chave:

Dança, Imagens, Estereótipos de gênero

Resumo

Este texto discute, através das lentes dos estudos da cultura visual e da semiótica, o Lago dos Cisnes de Matthew Bourne. Examino significados das imagens e signos de movimentos corporais dos bailarinos, gestos, olhares e explorações territoriais no segundo ato, Um parque em St. Jame’s. Ao contrastar temas em balés clássicos que são convencionais em vez de desafiadores, esta produção é um exemplo contemporâneo de trabalhos de vanguarda. Uma obra de vanguarda é freqüentemente associada com o pós-modernismo e geralmente comparada com trabalhos de dança tradicionais ou dominantes, especialmente os de balé clássico. Assim, a composição está na dianteira da experimentação artística, porque afirma, implicitamente, que balés tradicionais podem ser reconstruídos através das lentes do debate contemporâneo sobre o que é natural e convencional em termos de estereótipos de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Pedreira Vieira, Valdosta State University, Temple University, Estados Unidos.

Doutora em Dança pela Temple University, Estados Unidos.

Referências

BANES, Sally. Dancing Women: Female bodies on the stage. New York: Routledge, 1998.

BROWNING, Barbara. Breast Milk is Sweet and Salty: A choreography of healing. In: LEPECKI, André (Ed.). Of the Presence of the Body. Connecticut: Wesleyan Un. Press, 2004. p. 97-109.

BURT, Ramsay. Genealogy and Dance History: Foucault, Rainer, Bausch, and Keesmaeker. In: LEPECKI, André (Ed.). Of the Presence of the Body. Connecticut: Wesleyan Un. Press, 2004. p. 29- 44.

BURT, Ramsay. The Male Dancer: Bodies, Spectacle and Sexualities. New York: Routledge, 1995.

DANESI, Marcel. Of Cigarettes, High Heels, and Other Interesting Things. New York: St. Martin’s Press, 1999.

DESMOND, Jane C. Choreographing sexualities on and off the stage. Madison: University of Wisconsin Press, 2001.

GERE, David. 29 Effeminate Gestures: Choreographer Joe Goode and the Heroism of Effeminacy. In: DESMOND, Jane (Ed.). Dancing Desires: choreographing sexualities on and off the stage. Madison: University of Wisconsin Press, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Da Alfabetização Visual ao Alfabetismo da Cultura Visual. In: TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo (Ed.). Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009.

KAHLICH, Luke. Aesthetics and Philosophical Inquiry (Investigações em Estética e Filosofia). Philadelphia/PA: Temple University: 2004.

SPARSHOTT, Francis. The Theory of the Arts. New Jersey: Princeton U. Press, 1982.

STURKEN, Marita; CARWRIGHT, Lisa. Practices of Looking: an introduction to visual culture. New York: Oxford University Press, 2003.

Downloads

Publicado

2010-05-01

Como Citar

Vieira, A. P. (2010). Lago dos cisnes de Matthew Bourne: práticas do olhar de suas imagens dançantes. Domínios Da Imagem, 4(6), 23–38. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p23

Edição

Seção

Artigos gerais