Lago dos cisnes de Matthew Bourne: práticas do olhar de suas imagens dançantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p23

Palabras clave:

Dança, Imagens, Estereótipos de gênero

Resumen

Este texto discute, através das lentes dos estudos da cultura visual e da semiótica, o Lago dos Cisnes de Matthew Bourne. Examino significados das imagens e signos de movimentos corporais dos bailarinos, gestos, olhares e explorações territoriais no segundo ato, Um parque em St. Jame’s. Ao contrastar temas em balés clássicos que são convencionais em vez de desafiadores, esta produção é um exemplo contemporâneo de trabalhos de vanguarda. Uma obra de vanguarda é freqüentemente associada com o pós-modernismo e geralmente comparada com trabalhos de dança tradicionais ou dominantes, especialmente os de balé clássico. Assim, a composição está na dianteira da experimentação artística, porque afirma, implicitamente, que balés tradicionais podem ser reconstruídos através das lentes do debate contemporâneo sobre o que é natural e convencional em termos de estereótipos de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alba Pedreira Vieira, Valdosta State University, Temple University, Estados Unidos.

Doutora em Dança pela Temple University, Estados Unidos.

Citas

BANES, Sally. Dancing Women: Female bodies on the stage. New York: Routledge, 1998.

BROWNING, Barbara. Breast Milk is Sweet and Salty: A choreography of healing. In: LEPECKI, André (Ed.). Of the Presence of the Body. Connecticut: Wesleyan Un. Press, 2004. p. 97-109.

BURT, Ramsay. Genealogy and Dance History: Foucault, Rainer, Bausch, and Keesmaeker. In: LEPECKI, André (Ed.). Of the Presence of the Body. Connecticut: Wesleyan Un. Press, 2004. p. 29- 44.

BURT, Ramsay. The Male Dancer: Bodies, Spectacle and Sexualities. New York: Routledge, 1995.

DANESI, Marcel. Of Cigarettes, High Heels, and Other Interesting Things. New York: St. Martin’s Press, 1999.

DESMOND, Jane C. Choreographing sexualities on and off the stage. Madison: University of Wisconsin Press, 2001.

GERE, David. 29 Effeminate Gestures: Choreographer Joe Goode and the Heroism of Effeminacy. In: DESMOND, Jane (Ed.). Dancing Desires: choreographing sexualities on and off the stage. Madison: University of Wisconsin Press, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Da Alfabetização Visual ao Alfabetismo da Cultura Visual. In: TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo (Ed.). Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009.

KAHLICH, Luke. Aesthetics and Philosophical Inquiry (Investigações em Estética e Filosofia). Philadelphia/PA: Temple University: 2004.

SPARSHOTT, Francis. The Theory of the Arts. New Jersey: Princeton U. Press, 1982.

STURKEN, Marita; CARWRIGHT, Lisa. Practices of Looking: an introduction to visual culture. New York: Oxford University Press, 2003.

Publicado

2010-05-01

Cómo citar

Vieira, A. P. (2010). Lago dos cisnes de Matthew Bourne: práticas do olhar de suas imagens dançantes. Domínios Da Imagem, 4(6), 23–38. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2010v4n6p23

Número

Sección

Artigos gerais