O ícone bizantino e a produção de sentido nos imigrantes ortodoxos ucranianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p107

Palavras-chave:

Ícone bizantino, Igreja Ortodoxa, Produção de sentido

Resumo

O presente artigo pretende analisar como a imagem iconográfica presente na Igreja Ortodoxa Ucraniana era percebida, sentida e usada na experiência cotidiana de famílias imigrantes ucranianas em Papanduva – SC, município localizado no norte catarinense. Observa-se que a Igreja Ortodoxa, presente na cidade desde 1931, se apresentava como instituição formadora e reguladora das formas do viver dentro da família, casas, vizinhanças que, de certa forma, estava relacionado com o poder da imagem e a imagem do poder desta instituição religiosa. Para as análises, busco observar relações que possibilitem reflexões acerca das categorias como identidade e imagem entrelaçadas à imigração, na qual é possível perceber construções culturais e religiosas. A análise do discurso, na perspectiva da construção de subjetividades, auxilia no entendimento de como o grupo de imigrantes tece para si a auto-imagem.

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Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Mestrando em História – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2014-07-31

Como Citar

Tamanini, P. A. (2014). O ícone bizantino e a produção de sentido nos imigrantes ortodoxos ucranianos. Domínios Da Imagem, 3(4), 107–114. https://doi.org/10.5433/2237-9126.2009v3n4p107

Edição

Seção

Artigos gerais