A mídia nos crimes de colarinho branco e o Judiciário
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2011v6n2p67Palavras-chave:
Direito público, DireitoResumo
É notável que, a atuação da mídia na sociedade brasileira tem o poder de influenciar a opinião pública, uma vez que a informa e constrói a realidade. Embora seu papel seja de suma relevância para a democracia, esta pode ser colocada em risco quando ocorrer o descomprometimento com a qualidade das informações veiculadas, com o intuito de alcançar os altos níveis de ibope e liderar a concorrência. Este proceder recai não apenas nos interesses do cidadão afetado em sua honra, intimidade, imagem, como também, dificulta a realização de um julgamento justo, isto é, livre de pressões e preconceitos. Em paralelo, este presente artigo procura exatamente mostrar que o especial enfoque da ação midiática, caso seja desempenhada com ética, constitui um arsenal poderoso para apurar os crimes que envolvem criminosos do colarinho branco de forma a viabilizar a eficiência do Direito Penal, além de trazer benefícios para a sociedade. Por fim, dá-se ênfase ao Judiciário em face da mídia e como se verá, serão apresentadas propostas de regulação que limitem a atividade da imprensa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.