Virtualidade, sociedade em rede e a possibilidade de construção participada do mérito nas ações coletivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2023v18n3p68

Palavras-chave:

Sociedade em rede, Participação popular, Ações coletivas, Mérito participado, Audiências públicas.

Resumo

A presente pesquisa objetivou responder se é possível a construção participada do mérito processual nas ações coletivas, mediante o uso de ferramentas virtuais, no contexto da sociedade em rede, a fim de viabilizar e ampliar a participação popular. A escolha do tema se justifica em razão de sua relevância teórica, prática e atualidade, especificamente no que atine à importância da democraticidade do provimento final de mérito nas ações coletivas.  A solução apresentada para a problemática é a utilização de ferramentas digitais, em especial, a realização de audiências públicas virtuais, com base na ideia de Sociedade em Rede. A metodologia utilizada foi a pesquisa teórico-bibliográfica e documental, seguida dos tipos de análises temáticas, comparativas, teóricas e interpretativas; o recorte do tema se deu mediante a utilização do método dedutivo. Ao final da presente pesquisa foi possível concluir que a hipótese analisada obteve resultado afirmativo, já que as ferramentas virtuais podem revelar-se como mecanismos de participação democrática extremamente eficazes para  a implementação do contraditório nas ações coletivas, visto que a tecnologia é um fenômeno cada vez mais abrangente e facilitador dos avanços políticos, sociais e processuais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabrício Veiga Costa, Universidade de Itaúna

Pós-doutor em educação pela UFMG (2015). Doutor em Direito Processual pela PUC Minas (2012). Mestre em Direito Processual pela PUC Minas (2006). Especialista em Direito Processual (2004), Direito de Família (2009) e Direito Educacional (2014) pela PUC Minas. Professor do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna.

Rayssa Rodrigues Meneghetti, UNIVERSIDADE DE ITAÚNA

Doutoranda e Mestra (2018) em Proteção dos Direitos Fundamentais pela Universidade de Itaúna - UIT, com área de concentração na linha de pesquisa Direito Processual Coletivo e Efetividade dos Direitos Fundamentais (2018). Pós-graduanda em Direito Tributário pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (2019). Pós-graduada em Direito Processual pela Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (2017). Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2014).

Referências

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol.1. Tradução Roneide Venâncio Majer. 18. edição, revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

COSTA, Fabrício Veiga. Mérito Processual: a formação participada nas Ações Coletivas. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2012.

COSTA, Fabrício Veiga. Liquidez e certeza dos direitos fundamentais no processo constitucional democrático. 1. ed. Coleção Estudos da Escola Mineira de Processo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016.

COSTA, Naony Sousa. O impacto do Recurso Extraordinário como uma modalidade de tutela coletiva sob a perspectiva da repercussão geral: o processo coletivo como forma de potencialização de direitos fundamentais. Dissertação (Mestrado) – Programa de pós-graduação em Proteção dos Direitos Fundamentais, Universidade de Itaúna. Itaúna, 2016.

FERREIRA, Juliana Maria Matos. Teoria do processo coletivo no modelo participativo.
Belo Horizonte: Editora D’Plácido, 2017.

GIDI, Antonio. A Class Action como instrumento de tutela coletiva dos direitos: As ações coletivas em uma perspectiva comparada. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática./ Miracy Barbosa de Sousa Gustin e Maria Tereza Fonseca Dias. – 4. ed. rev. e atual. – Belo Horizonte: Del Rey, 2013.

HÄBERLE, Peter. Hermenêutica Constitucional. A Sociedade aberta dos intérpretes da Constituição: contribuição para a interpretação pluralista e “procedimental” da Constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997.

LEONEL, Ricardo de Barros. Manual de processo coletivo. 4. ed. rev., ampl. e atual. de acordo com o Código de Processo Civil/2015. São Paulo: Malheiros, 2017.

LOPES, Allan Duarte Milagres. Audiência Pública e Processo Democrático. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Belo Horizonte, 2017.

MACIEL JR., Vicente de Paula. Teoria das Ações Coletivas: as ações coletivas como ações temáticas. São Paulo: LTr, 2006.

MENEGHETTI, Rayssa Rodrigues. Audiências Públicas Virtuais nas Ações Coletivas: formação participada do mérito processual. 1. ed. Belo Horizonte, São Paulo: D’Plácido, 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Costa, F. V., & Meneghetti, R. R. (2023). Virtualidade, sociedade em rede e a possibilidade de construção participada do mérito nas ações coletivas . Revista Do Direito Público, 18(3), 68–90. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2023v18n3p68

Edição

Seção

Artigos