As alterações na lei de introdução às normas do direito brasileiro e seu influxo no direito administrativo

Autores

  • Jorge Luís Mialhe Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP
  • Thiago Reis Augusto Rigamonti Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2021v16n1p97

Palavras-chave:

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, Influxo em Direito Administrativo Repressivo, Controle da Administração Pública.

Resumo

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) é reconhecida enquanto a norma das normas, pois que confere diretrizes e balizas relevantes relacionadas à vigência, eficácia e interpretação dos diplomas normativos no sistema jurídico nacional, inclusive no que atine às suas fontes e técnicas de integração, delimitando a aplicação de normas no tempo e no espaço. Foi relevante e recentemente contemplada com acréscimos provenientes da Lei Federal n.º 13.655/2018, que, promulgada, acresceu à LINDB dispositivos precipuamente relacionados à aplicação e interpretação de normas incidentes em Direito Público, especialmente no que se relaciona ao exercício do controle da Administração Pública – e de seus agentes – pelos órgãos detentores de tais competências. Este trabalho, sob baliza doutrinária, busca enfatizar as alterações promovidas, sob o método dedutivo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Luís Mialhe, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Doutor pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-doutorado na Université de Limoges (CRIDEAU). Professor na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP 

Thiago Reis Augusto Rigamonti, Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP

Mestrando em Direito pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Professor de Direito na FADITU - Faculdade de Direito de Itu.

Downloads

Publicado

2021-05-05

Como Citar

Mialhe, J. L., & Reis Augusto Rigamonti, T. (2021). As alterações na lei de introdução às normas do direito brasileiro e seu influxo no direito administrativo. Revista Do Direito Público, 16(1), 97–118. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2021v16n1p97

Edição

Seção

Artigos