A implantação de políticas públicas pela solução judicial dialogada

Autores

  • Eloy Pereira Lemos Junior Fundação Universidade de Itaúna - MG
  • Aparecida Dutra de Barros Quadros Fundação Universidade de Itaúna - MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n3p11

Palavras-chave:

Ordenamento jurídico, unidade, coerência, completude, antinomia

Resumo

As decisões judiciais para cumprimento de Políticas Públicas consubstanciadas em obrigações de fazer não encontram efetividade na execução forçada. O Estado Democrático de Direito requer vias alternativas para a solução das controvérsias resultantes de colisões de direitos e interesses fundamentais. A ebulição de necessidades de 2ª e 3ª dimensões que clamam pela via das tutelas coletivas requer ações prestacionais eficientes. A solução negociada dialogada para implementação de políticas públicas se afigura possível em face das normas fundamentais e de aplicação do direito processual constitucional reordenado com os valores e princípios estabelecidos no ordenamento jurídico. A metodologia empregada na elaboração do presente artigo foi dedutivo-hipotética por meio da pesquisa teórico-bibliográfica e documental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloy Pereira Lemos Junior, Fundação Universidade de Itaúna - MG

Doutor em Direito Empresarial pela UFMG, Mestre e Especialista em Direito; Professor Universitário do Mestrado e da Graduação em Direito da Universidade de Itaúna (UIT), da graduação FUPAC; ex-bolsita CAPES e atual do FUNDEP/UFMG; Coordenador do Projeto Cidade Alteridade em Itaúna; e  Advogado.

Aparecida Dutra de Barros Quadros, Fundação Universidade de Itaúna - MG

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito – Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna/MG. Graduada em Direito. Especialista em Direito Público, Direito Civil e Direito Registral e Notarial.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Lemos Junior, E. P., & Quadros, A. D. de B. (2019). A implantação de políticas públicas pela solução judicial dialogada. Revista Do Direito Público, 14(3), 11–34. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2019v14n3p11

Edição

Seção

Artigos