A obrigatoriedade da licitação para empresas estatais exploradoras da atividade econômica sob forma de participação

Autores

  • Sara Dinardi Machado Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Ruy de Jesus Marçal Carneiro UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n1p3

Palavras-chave:

Administração Pública, Licitação, Empresas estatais exploradoras da atividade econômica.

Resumo

Introduz análise acerca da estrutura administrativa, o estudo de seus entes, asempresas estatais. Compara os regimes jurídicos de direito público e de direitoprivado, e as conseqüências da submissão das empresas estatais exploradoras daatividade econômica a cada um. Analisa o procedimento licitatório, enquantoobrigatório a todos os entes da Administração Pública. Aponta a EmendaConstitucional n° 19/98 como deflagradora da discussão. Aponta como resultados:a) a existência de um regime jurídico “híbrido”, ao qual se submetem as empresasestatais focadas; b) a relação direta entre a natureza jurídica do regimpredominante e a atividade imediatamente realizada pelo ente; c) aincompatibilidade aparente entre o procedimento licitatório, enquanto instituto dedireito público, e a atividade econômica realizada pela empresa, de naturezaprivada; d) a compatibilizacao entre os regimes jurídicos, sem excluir a licitação,mediante a aplicação do instituto da inexigibilidade da licitação; f) a análise dainexigibilidade da licitação aplicada a essas empresas, enquanto situação de“inviabilidade de competição”. Conclui que a aplicação do instituto d inexigibilidadeda licitação se insere como solução compatibilizadora dos regimes jurídicos dedireito privado e de direito público, bem como harmonizadora do conflito entre osprincípios da eficiência e da moralidade administrativa, permitindo mais amplaconcretização do interesse público.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sara Dinardi Machado, Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Aluna do 5º ano de Direito da Universidade Estadual de Londrina.

Ruy de Jesus Marçal Carneiro, UEL

Doutor em Direito do Estado – Direito Constitucional pela PUC-SP. Procurador Jurídico da Universidade Estadual de Londrina e do programa de Mestrado em Direito Universidade de Marília.

Downloads

Publicado

2006-07-15

Como Citar

Machado, S. D., & Carneiro, R. de J. M. (2006). A obrigatoriedade da licitação para empresas estatais exploradoras da atividade econômica sob forma de participação. Revista Do Direito Público, 1(1), 3–12. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n1p3

Edição

Seção

Artigos