A responsabilidade do Estado pela prestação jurisdicional em face do ordenamento jurídico brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2006v1n3p23Palavras-chave:
Responsabilidade, Judiciário, Serviço Público, Agente Público, Atividade Judiciária Danosa.Resumo
Busca compreender o instituto da responsabilidade do Estado no seu aspecto gerale, particularmente, no tocante ao exercício da função jurisdicional, tendo pordiretrizes o desenvolvimento histórico e as teorias informadoras daresponsabilidade do Estado-jurisdição. Visa despertar o entendimento do serviçojudiciário como espécie do serviço público em geral e, do mesmo modo,demonstrar o enquadramento do magistrado na categoria de agente público.Analisa o ordenamento jurídico, buscando absorver as várias formas pelas quais seapresenta a atividade judiciária danosa. Analisa o Texto Constitucional, com vistasao entendimento das características da responsabilização do Estado-Juiz. Indica aconsagração da responsabilidade do Estado pela prestação jurisdicional,delimitando a sua aplicabilidade e teoria informadora.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.