Intervenção estatal sobre o domínio econômico: fiscalização, incentivo e planejamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1980-511X.2008v3n3p244Palavras-chave:
Estado, Intervenção, Ordem Econômica.Resumo
Nos diferentes momentos que a história e a filosofia política relatam e analisam, a presença do poder político teve diferentes graus de ingerências na sociedade e no plano das relações econômicas. Neste trabalho, percorrem-se os momentos em que se fizeram presentes, de modo mais expressivo, os ideários do Estado Absolutista, do Estado Liberal, do Estado Social e do Estado Neoliberal para constatar a influência de cada modelo estatal na formulação do regime jurídico-econômico do Estado brasileiro, traçado pelo Art. 170 da Constituição Federal. As hipóteses de intervenção do Estado sobre a ordem econômica estão previstas no Art. 174 do referido diploma legal (fiscalização, incentivo e planejamento) e só se justificam se visarem ao atendimento dos fins do regime jurídico inaugurado em 1988.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista do Direito Público, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.





