Áreas urbanas de preservação permanente ocupadas irregularmente

Autores

  • Ana Cláudia Duarte Pinheiro Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Juliana Baratao Procópi uel

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2008v3n3p83

Palavras-chave:

Áreas de preservação permanente, Ocupação urbana irregular, Resolução do CONAMA n. 369/06, Regularização fundiária.

Resumo

O presente artigo consiste na revisão da monografia apresentada ao Curso de Direito da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacherel em Direito da acadêmica Juliana Barata Procópio, sob orientação da Professora Mestre Ana Claudia Duarte Pinheiro. O trabalho pretende analisar a questão das áreas de preservação permanente (APPs) em cidades e as ocupações que são realizadas nestas regiões, cuja proteção especial é devida pela função ambiental que exercem e não deveria haver qualquer ocupação. Contudo, a realidade apresentada nas cidades brasileiras é destoante e constantemente depara-se com ocupações irregulares em APPs em desacordo com a legislação existente; ora por falta de consciência da população acerca da importância ambiental da área, ora por políticas públicas inadequadas ou inexistentes. Tais ocupações são atingidas por problemas sócio-ambientais inerentes da irregularidade, como saneamento básico, condições de salubridade e de habitabilidade, ausência de vias de acesso seguras, dentre outros. Estes problemas ferem princípios constitucionais, como dignidade humana, direito à saúde, que tendem a agravar caso não seja dada uma solução às ocupações. Em 2006, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) editou a resolução nº 369/2006 que aponta algumas hipóteses de supressão ou intervenção em APPs – que serão de extrema importância para evitar novas ocupações irregulares e ilegais; e ainda prevê a regularização fundiária sustentável como passivo ambiental que o Estado deve à população e que se apresenta como um instrumento para assegurar à população a garantia de seus direitos e a garantia dos direitos ambientais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cláudia Duarte Pinheiro, Univesidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

Mestre em Direito Negocial pela UEL, professora de Direito Ambiental e Urbanístico para o Curso de Direito da UEL – professora orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado.

Juliana Baratao Procópi, uel

uel

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

Pinheiro, A. C. D., & Procópi, J. B. (2008). Áreas urbanas de preservação permanente ocupadas irregularmente. Revista Do Direito Público, 3(3), 83–103. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2008v3n3p83

Edição

Seção

Artigos