A reserva legal florestal diante do novo direito de propriedade: análise da constitucionalidade do projeto de lei nº 143/2009 do estado do Paraná

Autores

  • Ana Cláudia Duarte Pinheiro Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Luana Madureira dos Anjos Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1980-511X.2009v4n3p71

Palavras-chave:

Direito de propriedade, Função socioambiental da propriedade, Limitação administrativa, Reserva legal florestal, Projeto de lei nº 143/2009.

Resumo

O presente trabalho tem por fim o estudo da Reserva Legal Florestal diante do novo direito de propriedade consagrado pela Constituição Federal de 1988, vez que há, no Estado do Paraná, Projeto de Lei Estadual nº 143/2009 que pretende compensar financeiramente o proprietário rural paranaense que cumprir com a cota de Reserva Legal em seu imóvel. Assim, analisou-se a nova estrutura do direito de propriedade consagrado pela Constituição Federal de 1988, tendo-se em vista a sua função socioambiental, ali preceituada como inerente a tal direito, fundamentando a existência de certas limitações administrativas de caráter ambiental. Dessa forma provou-se que a Reserva Legal é limitação administrativa ao direito de propriedade fundamentada em sua função socioambiental e, por assim ser, é gratuita, configurando-se em obrigação imposta ao proprietário rural de maneira genérica, simplesmente por esse figurar como tal. Com isso, conclui-se pela inconstitucionalidade do Projeto de Lei nº 143/2009, tendo em vista sua incompatibilidade com os dispositivos constitucionais que prevêem a existência da função socioambiental da propriedade como um dever imposto ao proprietário, a qual legitima o instituto da Reserva Legal como limitação administrativa ao direito de propriedade, devendo ser, portanto, gratuita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Duarte Pinheiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em direito negocial pela UEL, professora de direito ambiental e urbanístico para o curso de direito da UEL – professora orientadora do trabalho de conclusão de curso apresentado.   

Luana Madureira dos Anjos, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Acadêmica do 5º ano do curso de direito da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Downloads

Publicado

2009-12-15

Como Citar

Duarte Pinheiro, A. C., & Anjos, L. M. dos. (2009). A reserva legal florestal diante do novo direito de propriedade: análise da constitucionalidade do projeto de lei nº 143/2009 do estado do Paraná. Revista Do Direito Público, 4(3), 71–97. https://doi.org/10.5433/1980-511X.2009v4n3p71

Edição

Seção

Artigos