O que se pensa e o que se escreve sobre Ensino de História em Pernambuco

uma análise a partir das dissertações do ProfHistória da UFPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p115-146

Palavras-chave:

ensino de história, mestrado profissional, ProfHistória, Formação continuada de professores, Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

O Mestrado Profissional em Ensino de História é um Programa de Pós-Graduação em rede, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e financiado com recursos do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). Conta atualmente com 39 instituições de ensino superior, distribuídas em todas as regiões do Brasil. O seu principal objetivo é a formação continuada, stricto sensu, de professores em exercício na rede pública de educação básica, especificamente em atuação na disciplina de História. Com o ProfHistória houve um aumento significativo de pesquisas sobre o Ensino de História, com a publicação de centenas de dissertações de mestrado produzidas por professores-pesquisadores que atuam na Educação Básica. Neste artigo buscaremos analisar, especificamente, as temáticas dominantes nas produções dissertativas do ProfHistória da Universidade Federal de Pernambuco, com recorte nas turmas de 2016, 2018 e 2019. Nelas analisamos os títulos, os resumos e as palavras-chaves. Utilizamo-nos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin, como forma de tratamento e análise dos dados. Dos trabalhos das três turmas analisadas, destacam-se algumas temáticas que foram recorrentes, como Educação patrimonial/história local/espaços de memória, que teve um total de 10 dissertações, seguida da temática/categoria ‘Questões étnico-raciais’, com 9 produções ao total.

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Biografia do Autor

André Mendes Salles, Universidade Federal de Pernambuco. (Departamento de Ensino e Currículo)

Possui graduação e mestrado em História, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Pernambuco e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) desta mesma instituição, no qual atual na coordenação (gestão 2022-204). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnicidade e Historiografia (GEPEEH/UFPE/CNPq) e pesquisador nos Grupos de Pesquisa: "Saberes Históricos: Teoria, ensino e mídias", da UFPE e "Historiografia e Ensino de História: diálogos em trânsito", da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua, ainda, como investigador associado do "Grupo de Investigación Internacional Paraguay, Frontera y Nación", da Faculdade de Filosofia, da Universidade Nacional de Assunção (UNA). Integra o ÑANDE - Rede de pesquisadoras e pesquisadores sobre o Paraguay. É membro do 'Comitê Científico' da "Revista Científica de la Faculdad de Filosofia", da UNA (http://www.fil.una.py/reciffuna) e membro do Conselho Editorial da Revista História Hoje (2021-2023). Desenvolve pesquisa na área de História e de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimentos escolares, currículo, livros didáticos, formação de professores, História, historiografia, ensino e memória da Guerra do Paraguai e educação das relações étnico-raciais.

Arnaldo Martin Szlachta Junior, UFPE

Possuí graduação em História (2009) e Mestrado em História Social (2012) pela Universidade Estadual de Londrina, Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Pesquisador da área de Ensino de História, Didática da História e Tecnologias no Ensino de História. Docente da Licenciatura em História, lotado no Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Parnambuco. Sendo Docente Permamente dos Programas de Pós-Graduação em História (PPGHistória UFPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória UFPE), é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em História (PPGHistória UFPE), Editor chefe da Revista Clio de Pesquisa Histórica do PPGHistória UFPE, é coordenador do PIBID da Licenciatura em História da UFPE, coordenador do Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH - UFPE), coordenador do projeto de Ensino Folhas de História, membro do o Grupo de pesquisa Saberes Históricos: Teoria, Ensino e Mídias do PPGH/UFPE. Faz parte da diretoria da ANPUH Pernambuco, é pertence ao conselho consultivo da Associção Brasileira de Ensino de História ABEH. Tem experiência na área de História, com produções sobre Ensino de História, Livros Didáticos de História, Tecnologias e Ensino de História, Imagens no Ensino de História e Didática da História.

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UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Regimento geral do profhistória. Rio de Janeiro: UFRJ, [2014].

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Publicado

23-10-2024

Como Citar

SALLES, André Mendes; MARTIN SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo. O que se pensa e o que se escreve sobre Ensino de História em Pernambuco: uma análise a partir das dissertações do ProfHistória da UFPE. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 115–146, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p115-146. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/49607. Acesso em: 21 nov. 2024.