What is thought and written about History Educacion in Pernambuco

an analysis based on the dissertations of ProfHistória at UFPE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p115-146

Keywords:

History Teaching, Professional Master's, ProfHistória, Continuing education for teachers, Federal University of Pernambuco

Abstract

The Professional Master's in History Teaching is a Brazilian networked postgraduate program coordinated by the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ) and funded by resources from the Basic Education Public Network Evaluation Program (PROEB), a Brazilian governmental program encouraging research. It currently involves 39 universities and teacher training centers distributed across all regions of Brazil. Its primary objective is the stricto sensu continuing education of teachers working in the public basic education system, specifically in the field of History. With ProfHistória, there has been a significant increase in research on History Teaching, resulting in the publication of hundreds of master's dissertations produced by teacher-researchers working in Basic Education. In this paper, we seek to analyze specifically the dominant themes in the dissertation productions of ProfHistória at the Brazilian Federal University of Pernambuco, focusing on the cohorts of 2016, 2018, and 2019. We analyze titles, abstracts, and keywords, employing Content Analysis, following Bardin's perspective, as the method for data treatment and analysis. Among the works of the three cohorts analyzed, some recurring themes stand out, such as Heritage Education/Local History/Memory Spaces, with a total of 10 dissertations, followed by the theme/category of 'Ethnic-Racial Issues,' with a total of 9 dissertations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Mendes Salles, Universidade Federal de Pernambuco. (Departamento de Ensino e Currículo)

Possui graduação e mestrado em História, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Pernambuco e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) desta mesma instituição, no qual atual na coordenação (gestão 2022-204). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnicidade e Historiografia (GEPEEH/UFPE/CNPq) e pesquisador nos Grupos de Pesquisa: "Saberes Históricos: Teoria, ensino e mídias", da UFPE e "Historiografia e Ensino de História: diálogos em trânsito", da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua, ainda, como investigador associado do "Grupo de Investigación Internacional Paraguay, Frontera y Nación", da Faculdade de Filosofia, da Universidade Nacional de Assunção (UNA). Integra o ÑANDE - Rede de pesquisadoras e pesquisadores sobre o Paraguay. É membro do 'Comitê Científico' da "Revista Científica de la Faculdad de Filosofia", da UNA (http://www.fil.una.py/reciffuna) e membro do Conselho Editorial da Revista História Hoje (2021-2023). Desenvolve pesquisa na área de História e de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimentos escolares, currículo, livros didáticos, formação de professores, História, historiografia, ensino e memória da Guerra do Paraguai e educação das relações étnico-raciais.

Arnaldo Martin Szlachta Junior, UFPE

Possuí graduação em História (2009) e Mestrado em História Social (2012) pela Universidade Estadual de Londrina, Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Pesquisador da área de Ensino de História, Didática da História e Tecnologias no Ensino de História. Docente da Licenciatura em História, lotado no Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Parnambuco. Sendo Docente Permamente dos Programas de Pós-Graduação em História (PPGHistória UFPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória UFPE), é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em História (PPGHistória UFPE), Editor chefe da Revista Clio de Pesquisa Histórica do PPGHistória UFPE, é coordenador do PIBID da Licenciatura em História da UFPE, coordenador do Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH - UFPE), coordenador do projeto de Ensino Folhas de História, membro do o Grupo de pesquisa Saberes Históricos: Teoria, Ensino e Mídias do PPGH/UFPE. Faz parte da diretoria da ANPUH Pernambuco, é pertence ao conselho consultivo da Associção Brasileira de Ensino de História ABEH. Tem experiência na área de História, com produções sobre Ensino de História, Livros Didáticos de História, Tecnologias e Ensino de História, Imagens no Ensino de História e Didática da História.

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.

BITTENCOURT, Jane. Mestrados profissionais e desenvolvimento profissional da docência: uma análise do programa ProfHistória. Revista Brasileira de Pós-graduação, Brasília, DF, v. 18, n. 39, p. 1-21, 2022. DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v18i39.1965.

BONETE, Wilian Junior; MANKE, Lisiane Sias. Sobre os sentidos e os efeitos do passado no presente: a presença da temática nazista em uma conversa no episódio 545 do programa flow podcast. Aedos, Porto Alegre, v. 15, n. 34, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/128270. Acesso em: 18 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Justiça. Anuário de segurança pública 2022. 16. ed. Brasília, DF: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2022.

CASTRO, Claúdio de Moura. A hora do mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 2, n. 4, p. 16-23, 2005. DOI 10.21713/2358-2332.2005.v2.73

FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra. Profhistória, experimento sem prognóstico. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 33-62, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618382017033

GIL, Carmem Zeli de Vargas; PEREIRA, Nilton Mullet; PACIEVITCH, Caroline; SEFFNER, Fernando. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos mestrados profissionais. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 8-32, 2017. DOI: https://doi.org/10.5965/1984724618382017008

GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade cultural: refletindo sobre as diferentes presenças na escola. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1999.

LAGO, Ana Cristina; XIMENES, Cristina; GUERRA FILHO, Sérgio. Formação, ensino e pesquisa: percepções sobre a docência e a pesquisa no âmbito do ProfHistória. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 14, n. 37, p. 2-22, 2022. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180314372022e0201

MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim; ARAÚJO, Cinthia Monteiro de. Que teoria da história para que ensino de história?: uma análise a partir do ProfHistória. Maracanan, Rio de Janeiro, n. 32, p. 60-83, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71706

MATOS, Júlia Silveira; SENNA, Adriana Kivanski de. O historiador-docente entre as práticas e os saberes das políticas de formação continuada. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA POLÍTICA, 2., 2011, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Associação Nacional de História, 2011. Disponível em: https://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3343/O%20historiador-docente%20entre%20as%20pr%c3%a1ticas%20e%20os%20saberes%20das%20Pol%c3%adticas%20de%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20Continuada.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 dez. 2023.

MOREIRA, Marco Antonio. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, n. 1, p. 131-142, jul. 2004. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2004.v1.26

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, p. 355-375, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000200004

OLIVEIRA, Itamar Freitas; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias. Desafios do mestrado profissional na reinvenção do campo do ensino de história: uma avaliação preliminar dos programas de ensino de teoria da história e de história do ensino de história. CLIO, Recife, v. 38, p. 27-47, jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.04

OLIVEIRA, Thiago Augusto Divardim de. Pressupostos da pesquisa e da formação continuada de historiadores docentes: uma contribuição da educação histórica. Roteiro, Joaçaba, v. 45, jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v45i0.23162

RIBEIRO, Renato Janine. O mestrado profissional na política atual da CAPES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 2, n. 4, p. 8-15, jul. 2005. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.72

SALLES, André Mendes; CÁCERES, Pedro Ramón Caballero. Currículo, ensino de história e pós-colonialidade. Saeculum, João Pessoa, v. 28, n. 48, p. 139-148, 2023. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.67456

SILVA, Elisângela Coelho da; VELOSO, Roberta Marcelino; SANTOS, Paulo José Assumpção dos (org.). Prêmio ProfHistória 2016. São Paulo: FGV Editora, 2016. https://editora.fgv.br/produto/premio-profhistoria-2016-3861. Acesso em: 17 dez. 2023.

SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin. Aspectos da pós-modernidade no ensino de história: da formação do professor ao cotidiano escolar. Historiæ, Rio Grande, v. 8, n. 1, p. 235-252, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/6452. Acesso em: 18 dez. 2023.

UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Regimento geral do profhistória. Rio de Janeiro: UFRJ, [2014].

Published

2024-10-23

How to Cite

SALLES, André Mendes; MARTIN SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo. What is thought and written about History Educacion in Pernambuco: an analysis based on the dissertations of ProfHistória at UFPE. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 115–146, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p115-146. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/49607. Acesso em: 21 nov. 2024.