Lo que se piensa y lo que se escribe sobre la Enseñanza de la Historia en Pernambuco

un análisis basado en las disertaciones de maestría profesional en enseñanza de la historia de la Universidad Federal de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p115-146

Palabras clave:

Docencia en Historia, Maestrías Profesionales, ProfHistoria, Formación docente continua, Universidad Federal de Pernambuco.

Resumen

La Maestría Profesional en Enseñanza de la Historia es un Programa de Postgrado en red, coordinado por la Universidad Federal de Río de Janeiro (UFRJ) y financiado con recursos del Programa de Evaluación de la Red de Educación Básica Pública (PROEB). Actualmente cuenta con 39 instituciones de educación superior, distribuidas en todas las regiones de Brasil. Su principal objetivo es la formación continua, en sentido estricto, de los docentes que trabajan en la red pública de educación básica, específicamente en la disciplina de Historia. Con ProfHistória hubo un aumento significativo de las investigaciones sobre Enseñanza de la Historia, con la publicación de cientos de tesis de maestría producidas por docentes-investigadores que actúan en Educación Básica. En este artículo buscaremos analizar específicamente los temas dominantes en las producciones de disertaciones de ProfHistória de la Universidad Federal de Pernambuco, centrándonos en las promociones de 2016, 2018 y 2019. En ellos analizamos los títulos, resúmenes y palabras clave. Utilizamos el Análisis de Contenido, desde la perspectiva de Bardin, como forma de procesar y analizar datos. Del trabajo de las tres clases analizadas destacan algunos temas recurrentes, como Educación patrimonial/Historia local/espacios de memoria, que contó con un total de 10 disertaciones, seguido del tema/categoría 'Cuestiones étnico-raciales', con 9 producciones en total.

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Biografía del autor/a

André Mendes Salles, Universidade Federal de Pernambuco. (Departamento de Ensino e Currículo)

Possui graduação e mestrado em História, respectivamente, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Pernambuco e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) desta mesma instituição, no qual atual na coordenação (gestão 2022-204). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnicidade e Historiografia (GEPEEH/UFPE/CNPq) e pesquisador nos Grupos de Pesquisa: "Saberes Históricos: Teoria, ensino e mídias", da UFPE e "Historiografia e Ensino de História: diálogos em trânsito", da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua, ainda, como investigador associado do "Grupo de Investigación Internacional Paraguay, Frontera y Nación", da Faculdade de Filosofia, da Universidade Nacional de Assunção (UNA). Integra o ÑANDE - Rede de pesquisadoras e pesquisadores sobre o Paraguay. É membro do 'Comitê Científico' da "Revista Científica de la Faculdad de Filosofia", da UNA (http://www.fil.una.py/reciffuna) e membro do Conselho Editorial da Revista História Hoje (2021-2023). Desenvolve pesquisa na área de História e de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimentos escolares, currículo, livros didáticos, formação de professores, História, historiografia, ensino e memória da Guerra do Paraguai e educação das relações étnico-raciais.

Arnaldo Martin Szlachta Junior, UFPE

Possuí graduação em História (2009) e Mestrado em História Social (2012) pela Universidade Estadual de Londrina, Doutorado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Pesquisador da área de Ensino de História, Didática da História e Tecnologias no Ensino de História. Docente da Licenciatura em História, lotado no Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal de Parnambuco. Sendo Docente Permamente dos Programas de Pós-Graduação em História (PPGHistória UFPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória UFPE), é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em História (PPGHistória UFPE), Editor chefe da Revista Clio de Pesquisa Histórica do PPGHistória UFPE, é coordenador do PIBID da Licenciatura em História da UFPE, coordenador do Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH - UFPE), coordenador do projeto de Ensino Folhas de História, membro do o Grupo de pesquisa Saberes Históricos: Teoria, Ensino e Mídias do PPGH/UFPE. Faz parte da diretoria da ANPUH Pernambuco, é pertence ao conselho consultivo da Associção Brasileira de Ensino de História ABEH. Tem experiência na área de História, com produções sobre Ensino de História, Livros Didáticos de História, Tecnologias e Ensino de História, Imagens no Ensino de História e Didática da História.

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UFRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Regimento geral do profhistória. Rio de Janeiro: UFRJ, [2014].

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

SALLES, André Mendes; MARTIN SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo. Lo que se piensa y lo que se escribe sobre la Enseñanza de la Historia en Pernambuco: un análisis basado en las disertaciones de maestría profesional en enseñanza de la historia de la Universidad Federal de Pernambuco. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 115–146, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n33p115-146. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/49607. Acesso em: 21 nov. 2024.