Desvitimizar para humanizar: uma análise sobre a escravidão nos livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p879

Palavras-chave:

Ensino de história, Populações de origem africana, Escravidão, Livro didático

Resumo

O presente artigo pretende analisar a inserção (ou não) das renovações historiográficas sobre o período escravista no livro didático A Escrita da História. Reconhece-se que esta inserção, ao permitir vislumbrar a perspectiva escrava, rompendo com a noção de “escravo coisa” e mera vítima do sistema, humaniza as populações cativas de origem africana no Brasil e suas experiências no ensino de história, ainda, questiona as estratégias de dominação ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Willian Robson Soares Lucindo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

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Publicado

07-02-2011

Como Citar

LUCINDO, Willian Robson Soares. Desvitimizar para humanizar: uma análise sobre a escravidão nos livros didáticos. Antíteses, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 879–897, 2011. DOI: 10.5433/1984-3356.2010v3n6p879. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/4399. Acesso em: 23 jul. 2024.