A importância da temática de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2010v3n6p857Palabras clave:
Relações interétnicas, Educação, Lei 10.639/03, Discriminação, Prática docenteResumen
O presente artigo visa discutir a importância e indispensabilidade da Lei 10.639/2003 dando ênfase ao papel desempenhado pelas populações de origem africana na construção da história do Brasil, bem como as circunstâncias que levaram a criação da referida Lei. Também são analisados como se estabelecem as relações interétnicas no contexto escolar, as manifestações de discriminação no ambiente escolar cometidas tanto por alunos(as), professores(as), diretores(as), etc; a maneira como os docentes e a escola devem lidar com o racismo e com o preconceito, trata brevemente sobre a questão da educação quilombola; e a aplicação da Lei tanto por parte do educador como da escola, apontando caminhos a serem trilhados por parte dos educadores através da resignificação dos conceitos de algumas palavras utilizadas no cotidiano escolar.Descargas
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