Ser Professor de História em tempos difíceis: início de um processo formativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p505

Palabras clave:

Humanismo, Educação histórica, Formação de professores, Profissionalismo gerencialista, Profissionalismo democrático

Resumen

A realidade presente partilha uma narrativa histórica que parece estar muito centrada no que nos distingue. A humanidade parece ser definida mais pelo que a separa do que pelo que a une, pelo que existe em comum. Partilhando-se a necessidade de um novo olhar acerca do ser humano e da concepção que a História é transformativa e permite a complexificação da compreensão do mundo considerou-se relevante compreender como um processo de formação pode contribuir para o desenvolvimento profissional e pensamento histórico de futuros professores de História, alunos de mestrado de formação profissionalizante. Propõem-se a análise das ideias que emergiram de uma tarefa inicial proposta e realizada por vinte alunos, futuros professores de História, tendo-se em vista o desafio destas ideias ao longo do processo de formação, e numa lógica longitudinal, acompanhar o desenvolvimento profissional e do pensamento histórico destes alunos. Emergiram ideias que se pautam por uma lógica de profissionalismo gerencialista e de perspetivar a História como o campo que forma cidadãos. Estas ideias sugerem estar em rota com demandas externas veiculadas por entidades e agendas políticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilia Gago, Universidade do Minho

Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Professora Auxiliar Convidada da Universidade do Minho, Portugal. Investigadora do CITCEM, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Citas

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, New York, v. 24, p. 249-305, 1999.

DAY, Christopher. O desenvolvimento profissional dos professores em tempos de mudança e os desafios para as Universidades. Revista de Estudos Curriculares, Braga, v. 1, n. 2, p. 151-188, 2003.

DAY, Christopher; SACHS, Judith. Professionalism, performativity and empowerment: discourses in the politics, policies and purposes of continuing professional development. In: DAY, Christopher; SACHS, Judith (ed.). International handbook on the continuing professional development of teachers. Maidenhead: Open University Press, 2004. p. 3-32.

FLORES, Maria Assunção. Teachers’ work and lives: a European perspective. In: DAY, Christopher (org.). The Routledge international handbook of teacher and school development. London: Routledge, 2012. p. 94-107.

FLORES, Maria Assunção. Tendências e tensões no trabalho docente: reflexões a partir da voz dos professores. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 161-191, 2011.

KORTHAGEN, Frederick. Practice, theory and person in life-long professional learning. Paper presented at ISATT Conference. Leiden: [s. n.], 2003.

LEE, Peter. Historical literacy and transformative history. In: PERIKLEOUS, Lucas; SHEMILT, Denis (ed.). The future of the past: why history education matters. Nicosia: UNDPACT, 2011. p. 129-168.

MCKENNEY, Susan; NIEVEEN, Nienke; VAN DEN AKKER, Jan. Design research from the curriculum perspective. In: VAN DEN AKKER, Jan; GRAVEMEIJER, Susan; MCKENNEY, Susan; NIEVEEN, Nienke (ed.). Educational design research. London: Routledge, 2006. p. 67–90.

NECHI, Lucas; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História de uma escolha, escolha de uma história: estudo exploratório sobre elementos do novo humanismo e a formação da identidade histórica. Anais Eletrônicos, Goiás, v. 15, n. 2, p. 384-403, 2015.

RÜSEN, Jörn. Algumas ideias sobre a interseção da meta-história e da didática da história. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 159-170, 2016.

SACHS, Judith. Teacher professionalism: why are we still talking about it? In: CONGRESSO ANUAL DA ASSOCIATION OF TEACHER EDUCATION IN EUROPE, 37, 2012, Eskisehir. Anais [...]. Eskisehir: Universidade de Anadolu, 2012. p.1-20.

SACHS, Judith; MOCKLER, Nicole. Performance cultures of teaching: threat or opportunity. In: DAY, Christopher (org.). The Routledge international handbook of teacher and school development. London: Routledge, 2012. p. 33-43.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Interculturalidade, humanismo e educação histórica: formação da consciência histórica é mais do que literacia histórica? In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora;

FRONZA, Marcelo (org.). Consciência histórica e interculturalidade: investigações em educação histórica. Curitiba: W. A. Editores, 2016. p. 21-33.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. A consciência histórica como o lugar e o propósito da aprendizagem histórica: introdução a um diálogo com a teoria de Jörn Rüsen. In: ZAMBONI, Ernesta; GALZERANI, Maria Carolina Bovério; PACIEVITCH, Caroline (org.). Memória, sensibilidades e saberes. Campinas: Alínea, 2015. v. 1, p. 116-128.

ZEICHNER, Kenneth M. A research agenda for teacher education. In: COCHRAN-SMITH, Marilyn; ZEICHNER, Keneth M. (ed.). Studying teacher education: the report of the AERA plan on research and teacher education. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 2005. p. 761-766.

Publicado

2019-01-30

Cómo citar

GAGO, Marilia. Ser Professor de História em tempos difíceis: início de um processo formativo. Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 505–515, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n22p505. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35764. Acesso em: 24 nov. 2024.