O passado e a história difícil para o ensino e aprendizagem da história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2018v11n22p553

Palabras clave:

História difícil, Educação básica, Professores, Passado, Ditadura civil militar

Resumen

Apresenta discussões relacionadas à forma como a ditadura civil militar enquanto conceito é apresentado tanto em documentos oficiais, como nas DCN´s e livro didático e como este é abordado nas aulas de História da Educação Básica. O modo como o passado tem sido resgatado para a construção da aprendizagem é o objeto de análise do presente trabalho, que se utiliza de análise documental e de observação empírica. Apresenta um breve histórico do ensino de História do período entre as décadas de 1960 e 1980. Também discorre sobre os estudos recentes, sobre História Difícil dentro da perspectiva da Educação Histórica, indagando como este período está apresentado em alguns documentos oficiais que regem a estrutura curricular. Por fim, tece considerações sobre o ensino da História e como a aprendizagem histórica pode superar um tipo de pensamento maniqueísta, implantado durante os governos militares, que ainda se encontra presente, e necessita de espaço para que seja superado no ambiente escolar e abra possibilidade para a discussão e debates que possibilitem o desenvolvimento de argumentações sobre temas controversos. Fundamenta teoricamente suas análises em estudos de pesquisadores como Bodo von Borries (2011, 2016), Jörn Rüsen (2001, 2010, 2012) e Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt (2006, 2009, 2011, 2013, 2015).

Biografía del autor/a

Rita de Cassia Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná.

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Publicado

2019-01-30

Cómo citar

GONÇALVES, Rita de Cassia. O passado e a história difícil para o ensino e aprendizagem da história. Antíteses, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 553–572, 2019. DOI: 10.5433/1984-3356.2018v11n22p553. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/35080. Acesso em: 23 jul. 2024.