Para além da religião? Justiça de Deus, justiça do homem e as representações visuais do Juízo Final

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n17p72

Palabras clave:

Juízo Final, Justiça, Julgamento, Pintura medieval, Funções das imagens

Resumen

O presente artigo inicia com um breve comentário sobre as relações entre o Cristianismo e imagens (que encontram suas origens ainda nos primeiros séculos da era cristã), analisando em seguida de forma sucinta questões ligadas às funções que se esperavam que imagens religiosas cumprissem no Ocidente medieval. Após essas considerações, o artigo analisará possíveis interpretações sócio-políticas de representações visuais do tema do Juízo Final especialmente nos últimos séculos da Idade Média, focando em particular exemplos produzidos na Península Itálica. Para tanto, discutirá brevemente os desenvolvimentos de conceitos como justiça e julgamento, mostrando como, ao fim, análises sóciopolíticas dessas pinturas estariam necessariamente relacionadas também às funções religiosas dessas mesmas imagens.

Biografía del autor/a

Tamara Quírico, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Citas

BARNES, B. Michelangelo’s last judgment: the renaissance response. Berkeley: University of California, 1998.

BASCHET, J. A expansão ocidental das imagens. In: BASCHET, J. A civilização feudal. São Paulo: Globo, 2006. p. 481-523.

BASCHET, J. Les justices de l’au-delà. Les représentations de l’enfer en France et en Italie (XIIe-XVesiècle). Roma: École Française de Rome, 1993.

BASCHET, J. Lieu sacré, lieu d’images: les fresques de Bominaco (Abruzzo, 1263): thème, parcours, fonctions. Roma: École Française de Rome, 1991.

BELTING, H. Semelhança e presença: a história da imagem antes da era da arte. Rio de Janeiro: Ars Urbe, 2010.

BERGIER, N. Dictionnaire de théologie. Paris: Outhenin-Chalandre Fils, Editeur, 1741. v. 4.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Nova edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulus, 2004.

CHAZELLE, C. M. Pictures, books, and the illiterate: Pope Gregory i’s letters to Serenus of Marseilles. Word and Image, London, v. 6, n. 2, 1990.

DAVIDSON, C.; SEILER, T. H. (Org.). The iconography of hell. Kalamazoo: Western Michigan University, 1992.

DUGGAN, L. G. Was art really the ‘book of the illiterate’?. Word and Image, London, v. 5, n. 3, 1989.

FRUGONI, C. (Org.). Lavorare all’inferno: Gli affreschi di Sant’Agata de’ Goti. Roma: Laterza, 2004.

LICHTENSTEIN, J. (Org.). A pintura. São Paulo: Editora 34, 2004. (Textos essenciais, 2).

PINI, R. Le giustizie dipinte: la raffigurazione della giustizia nella Bologna rinascimentale. Bolonha: Minerva, 2011.

QUÍRICO, T. A iconografia do inferno na tradição artística medieval. Mirabilia, v. 12, jan./jun. 2011.

QUÍRICO, T. A morte de Deus e a morte do homem: Paixão de Cristo, Juízo final e triunfo da morte no fim da idade média. Nava, Juíz de Fora, v. 1, n. 1, p. 8-25, jul./dez. 2015.

QUÍRICO, T. A representação do Cristo juiz em pinturas toscanas do trecento ao cinquecento. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 2, n. 23, dez. 2013.

QUÍRICO, T. Inferno e paradiso: as representações do juízo final na pintura toscana do século XIV. Campinas: QUÍRICO, T. The representation of heaven and hell in last judgement scenes. In: PICCAT, M.; RAMELLO, L. (Org.). Memento mori. Il genere macabro in Europa dal Medioevo a oggi. Alessandria: Edizioni dell'Orso, 2014b. p. 571-588.

ROTHSTEIN, B. Sight and spirituality in early netherlandish painting. Cambridge: Cambridge University, 2005.

SCHMITT, J. C. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na idade média. Bauru: EDUSC, 2007.

SCHMITT, J. C.; LE GOFF, J. (Org.) Dicionário temático do Ocidente medieval. Bauru: EDUSC, 2002.

VACANT, A. Dictionnaire de théologie catholique. Paris: Letouzey, 1925. v. 8.

Publicado

2016-09-06

Cómo citar

QUÍRICO, Tamara. Para além da religião? Justiça de Deus, justiça do homem e as representações visuais do Juízo Final. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 72–93, 2016. DOI: 10.5433/1984-3356.2016v9n17p72. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/24667. Acesso em: 3 jul. 2024.