A trajetória intelectual de Frank Ankersmit
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2013v6n12p468Palabras clave:
Frank Ankersmit, Historiografia e pós-modernidade, Teoria da história, História da historiografia, História IntelectualResumen
Para levar a termo o desafio de analisar alguns aspectos do pensamento de um dos maiores expoentes da teoria da história da atualidade, o holandês Frank Ankersmit, começamos nossa exposição com uma breve descrição de sua trajetória intelectual. Em seguida; identificamos, de forma ainda muito panorâmica, os temas mais recorrentes em seus escritos. Por fim, colocamos o foco em um conceito que consideramos fundamental para a compreensão de seus escritos, o de representação histórica. A este conceito estariam atrelados tantos outros, mas, por uma questão de economia de espaço, não vamos analisá-los de forma detalhada. Afinal, este é apenas um convite introdutório à leitura de textos de um pensador de extrema riqueza e complexidade na formulação de suas ideias.Descargas
Citas
ANKERSMIT, F. R Historiografia e pós-modernismo. Topoi, Rio de Janeiro, mar. 2001a.
ANKERSMIT, F. R. A escrita da história: a natureza da representação histórica. Tradução de Jonathan Menezes, Gisele Iecker de Almeida, Maria Siqueira Santos e Alfredo dos Santos Oliva. Londrina: Eduel, 2012a.
ANKERSMIT, F. R. Historicismo, pós-modernismo e historiografia. In: MALERBA, J. (Org.). A história escrita. São Paulo: Contexto, 2006.
ANKERSMIT, F. R. Historiography and Postmodernism. Hiswry and Theory, v. 28, n. 2, Maio, 1988a.
ANKERSMIT, F. R. Invitation to historians. Rethinking History, v. 7, n. 3, p. 413-437, 2003.
ANKERSMIT, F. R. Resposta a Zagorin. Topoi, Rio de Janeiro, mar. 2001b.
ANKERSMlT, F. R. Meaning, trurh and reference in historical representation. Ithaca, New York: Cornell UP, 2012b.
CERTEAU, M. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
DOMANSKA, E. Frank Ankersmit. In: DOMANSKA, E. Encounters: philosophy of history after postmodemism. Charlottesville: The University Press of Virginia, 1998.
DOMANSKA, E. Frank Ankersmit: from narrative to experience. Rethinking History, v. 13. n. 2, Jun. 2009.
FOUCAULT, M. O que é um autor? Lisboa: Vega, 1992.
GUMBRECHT, H. U. Graciosidade e estagnação: ensaios escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
MENEZES, J. Reinventando o fazer historiográfico a partir de certas aporias pós-modernistas. In: GIANNATTASIO, G. & IVANO, R. (Org.). Epistemologias da história: verdade, linguagem, realidade, interpretação e sentido na pós-modernidade. Londrina: Eduel, 2011.
OLIVA, A. S. Por uma Historiografia pós-moderna, pós-virada linguística e interpretativista In: GIANNATTASIO, G. & IVANO, R. (Org.). Epistemologias da história: verdade, linguagem, realidade, interpretação e sentido na pós-modernidade. Londrina: Eduel, 2011.
VEYNE, P. Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. 4. ed. Brasília: UnB, 1998.
WHITE, H. Meta-História: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/