O que se pensa e o que se escreve sobre Ensino de História em Pernambuco
uma análise a partir das dissertações do ProfHistória da UFPE
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n33p115-146Palavras-chave:
ensino de história, mestrado profissional, ProfHistória, Formação continuada de professores, Universidade Federal de PernambucoResumo
O Mestrado Profissional em Ensino de História é um Programa de Pós-Graduação em rede, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e financiado com recursos do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). Conta atualmente com 39 instituições de ensino superior, distribuídas em todas as regiões do Brasil. O seu principal objetivo é a formação continuada, stricto sensu, de professores em exercício na rede pública de educação básica, especificamente em atuação na disciplina de História. Com o ProfHistória houve um aumento significativo de pesquisas sobre o Ensino de História, com a publicação de centenas de dissertações de mestrado produzidas por professores-pesquisadores que atuam na Educação Básica. Neste artigo buscaremos analisar, especificamente, as temáticas dominantes nas produções dissertativas do ProfHistória da Universidade Federal de Pernambuco, com recorte nas turmas de 2016, 2018 e 2019. Nelas analisamos os títulos, os resumos e as palavras-chaves. Utilizamo-nos da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin, como forma de tratamento e análise dos dados. Dos trabalhos das três turmas analisadas, destacam-se algumas temáticas que foram recorrentes, como Educação patrimonial/história local/espaços de memória, que teve um total de 10 dissertações, seguida da temática/categoria ‘Questões étnico-raciais’, com 9 produções ao total.
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