Um Olimpo massificado:

a campanha publicitária Sócio Olímpico e dinâmicas sociais na São Paulo do meio século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2023v16n32p739-759

Palavras-chave:

Cultura de Massa, História da Publicidade, Osvaldo Moles, São Paulo Futebol Clube, Morumbi

Resumo

O presente artigo busca analisar a campanha publicitária “Sócio Olímpico-Cadeiras Cativas”, criada por Osvaldo Moles para o São Paulo Futebol Clube. Realizada entre 1955-1959, tinha por objetivo angariar recursos para a construção do Estádio do Morumbi, sede pretendida do Clube, através da venda de títulos de associados. A análise dos anúncios veiculados na imprensa identificou uma tensão que marcou a divulgação do Título: por um lado, sua divulgação como objeto de distinção social; por outro, uma orientação massificada, presente nas entrelinhas da campanha, e também na precificação do produto. Ao longo do artigo, procuramos investigar as estratégias de publicidade e comercialização do Título Sócio Olímpico, buscando compreender as possibilidades de acomodação e sobreposição que conviviam na formação de bens culturais massificados.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

ANKAVA, Matan. Um Olimpo massificado:: a campanha publicitária Sócio Olímpico e dinâmicas sociais na São Paulo do meio século XX. Antíteses, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 739–759, 2023. DOI: 10.5433/1984-3356.2023v16n32p739-759. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/47429. Acesso em: 5 nov. 2024.