Um Olimpo massificado:
a campanha publicitária Sócio Olímpico e dinâmicas sociais na São Paulo do meio século XX
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2023v16n32p739-759Palavras-chave:
Cultura de Massa, História da Publicidade, Osvaldo Moles, São Paulo Futebol Clube, MorumbiResumo
O presente artigo busca analisar a campanha publicitária “Sócio Olímpico-Cadeiras Cativas”, criada por Osvaldo Moles para o São Paulo Futebol Clube. Realizada entre 1955-1959, tinha por objetivo angariar recursos para a construção do Estádio do Morumbi, sede pretendida do Clube, através da venda de títulos de associados. A análise dos anúncios veiculados na imprensa identificou uma tensão que marcou a divulgação do Título: por um lado, sua divulgação como objeto de distinção social; por outro, uma orientação massificada, presente nas entrelinhas da campanha, e também na precificação do produto. Ao longo do artigo, procuramos investigar as estratégias de publicidade e comercialização do Título Sócio Olímpico, buscando compreender as possibilidades de acomodação e sobreposição que conviviam na formação de bens culturais massificados.
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