Um Olimpo massificado:

a campanha publicitária Sócio Olímpico e dinâmicas sociais na São Paulo do meio século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2023v16n32p739-759

Palavras-chave:

Cultura de Massa, História da Publicidade, Osvaldo Moles, São Paulo Futebol Clube, Morumbi

Resumo

O presente artigo busca analisar a campanha publicitária “Sócio Olímpico-Cadeiras Cativas”, criada por Osvaldo Moles para o São Paulo Futebol Clube. Realizada entre 1955-1959, tinha por objetivo angariar recursos para a construção do Estádio do Morumbi, sede pretendida do Clube, através da venda de títulos de associados. A análise dos anúncios veiculados na imprensa identificou uma tensão que marcou a divulgação do Título: por um lado, sua divulgação como objeto de distinção social; por outro, uma orientação massificada, presente nas entrelinhas da campanha, e também na precificação do produto. Ao longo do artigo, procuramos investigar as estratégias de publicidade e comercialização do Título Sócio Olímpico, buscando compreender as possibilidades de acomodação e sobreposição que conviviam na formação de bens culturais massificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 9 mar. 1955a.

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 12 abr. 1955b.

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 16 abr. 1955c.

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 14 maio 1955d.

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 24 jun. 1955e.

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 5 fev. 1957a.

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 6 jun. 1957b.

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 29 out. 1958a.

A GAZETA ESPORTIVA. São Paulo, 12 nov. 1598b.

ADAMI, Antonio. Centenário de Osvaldo Moles. Revista Sonora, Campinas, v.4, n. 8, p. 1-9, 2013.

ANKAVA, Matan. Modernização não é Mole(s): rádio e produção cultural em São Paulo, 1937-1962. Dissertação (Mestrado em História) – Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Grarulhos, 2020.

ANTUNES, Jadir. A dialética do valor em O Capital de Karl Marx. Intuitio, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 184-198, 2012.

BARRETO, Ivan F. Tabaco: a construção das políticas de controle sobre seu consumo no Brasil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, Jul./Sep. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-59702018000400011

BORDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007

BORDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BORDIEU, Pierre. Capital simbólico e classes sociais. Revista Novos Estudos, São Paulo, n. 96, p. 105- 115, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002013000200008

BORDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007

CAPELATO, Maria H. O Bravo Matutino: Imprensa e Ideologia no Jornal O Estado de São Paulo. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1980.

DECCA, Maria A.G de. Indústria, trabalho e cotidiano: Brasil - 1889 a 1930. São Paulo: Atual Editora, 1991.

DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 25 out. 1956a.

DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 26 out. 1956b.

DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 30 nov. 1596c.

DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 26 nov. 1958a.

DIÁRIO DA NOITE. São Paulo, 2 dez. 1958b.

DIEESE - DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Anuário dos Trabalhadores, 2010-2011. São Paulo: DIEESE, 2011. Disponível em https://www.dieese.org.br/anuario/2011/ANUARIO_TRABALHADORES_2010_2011v.pdf. Acesso em: 31 maio 2021.

FOLHA DA NOITE. São Paulo, 17 fev. 1957.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Dança dos deuses: futebol, sociedade, cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

HOLLANDA, Bernardo B. de; CHAIM, Aníbal M. Ordem e Progresso nas arquibancadas: o jornalismo esportivo e a gênese das torcidas uniformizadas de futebol durante o regime político do Estado Novo (1937-1945). Revista de História, São Paulo, n. 179, p. 1-27, 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.159924

IBGE. Anuário Estatístico do Brasil - 1960. Rio de Janeiro: IBGE, 1960.

McCANN, Bryan. Hello, Hello Brazil: popular music in the making of modern Brazil. Durham & London: Duke University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1515/9780822385639

O ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo, 6 fev. 1959.

O ESTADO DE SÃO PAULO. São Paulo, 2 out. 1960.

PASSOS, Marta R.G. Povo, massa e multidões nos contratos de comunicação do jornal Última Hora. 2009. Tese (doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2009.

ROMERO, Mariza. Inúteis e perigosos: o "Diário da noite" e a representação das classes populares - São Paulo 1950-1960. 2009. Tese (Doutorado em História), Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2009.

SÃO PAULO F. C. C A paulistano. São Paulo: São Paulo Futebol Clube, [2021a]. http://www.saopaulofc.net/spfcpedia/a-historia-do-spfc/floresta. Acesso em: 31 maio 2021.

SÃO PAULO F. C. Ressurreição. São Paulo: São Paulo Futebol Clube, [2021b]. Disponível em: http://www.saopaulofc.net/spfcpedia/a-historia-do-spfc/reinicio. Acesso em: 31 maio 2021.

SERRA, Michael. A saga da construção do Morumbi. São Paulo F.C., São Paulo, 2 out. 2017. Disponível em: http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/morumbis/2017/10/2/a-saga-da-construcao-do-morumbi. Acesso em: 4 jan. 2021.

SILVA, Eliazar J. da. Concepções da atividade física: perspectivas para o fortalecimento da Nação. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 33, n. 2, p. 172-187, 2007. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2007.2.2398

SOUZA, Ismara Izepe de. Os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo diante da política externa independente (1961-1964). Monções: Revista de Relações Internacionais, Dourados, v. 7, n. 13, p. 366-395, set. 2018. DOI: https://doi.org/10.30612/rmufgd.v7i13.8730

STREAPCO, João Paulo França. Cego é Aquele que só Vê a Bola: o futebol paulistano e a formação de Corinthians, Palmeiras e São Paulo. São Paulo: Edusp, 2018.

STYCER, Mauricio. História do Lance! Projeto e prática do jornalismo esportivo. São Paulo: Alameda, 2009.

ÚLTIMA HORA. Rio de Janeiro, ed. 02482, 1960.

VALÉRIO, Danilo L.; ALMEIDA, Marco Antonio B. de. O estádio do morumbi: uma análise sobre este equipamento esportivo a partir das teorias sociais de capital e habitus de Pierre Bourdieu. Revista da ALESDE, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 31-43, 2016.

WHITE, Cameron; OLIFFE, John L.; BOTTORFF, Joan L. From the Physician to the Marlboro Man: Masculinity, Health, and Cigarette Advertising in America, 1946–1964. Men and Masculinities, Thousand Oaks, v. 15, n. 5, p. 526–547, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1097184X12461917

WILLIAMS, Raymond. Cultura e Materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

ZEIN, Ruth V. A arquitetura da escola paulista brutalista, 1953-1973. 2005. Tese (Doutorado em arquitetura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

ANKAVA, Matan. Um Olimpo massificado:: a campanha publicitária Sócio Olímpico e dinâmicas sociais na São Paulo do meio século XX. Antíteses, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 739–759, 2023. DOI: 10.5433/1984-3356.2023v16n32p739-759. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/47429. Acesso em: 23 nov. 2024.