A caricatura e a representação do massacre. Algumas hipóteses baseadas no uso da metáfora da dor animal.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2012v5n9p163Palavras-chave:
Massacre, Genocidio, Representação, Sofrimento, Animalização, História da cultura, Estudos do genocidioResumo
Este artigo estuda oito quadrinhos produzidos em diferentes circunstâncias, alguns deles, obras de ficção, outros se referindo a fatos reais. Ele tenta descobrir as relações entre a representação do massacre e genocídio e o uso de metáforas de animais e o sofrimento humano.Downloads
Referências
BURUCÚA, José Emilio. Historia y ambivalencia. Buenos Aires: Biblos, 2006.
BURUCÚA, José Emilio. La imagen y la risa: las Pathosformeln de lo cómico en el grabado europeo de la modernidad temprana. Cáceres: Periférica, 2007.
BURUCÚA, José Emilio; KWIATKOWSKI, Nicolás. Hunt, Martyrdom, Hell: is it possible to forge a new global vocabulary regarding genocide based on a historical approach to the representation of massacres? Constellations. An International Journal of Critical and Democratic Theory, New York, v. 17, 2010.
CHARTIER, Roger. El mundo como representación: estudios sobre historia cultural. Barcelona: Gedisa, 1996.
CHARTIER, Roger. Escribir las prácticas: Foucault, De Certeau, Marin. Buenos Aires: Manantial, 2006.
CRUMB, Robert. The book of Genesis illustrated. Londres: W.W.Norton & Co, 2009.
DE VORAGINE, Jacques. La légende dorée. París: Garnier-Flammarion, 1967.
FRIEDLANDER, Saul (Comp.). En torno a los límites de la representación. Buenos Aires: UNQui, 2007.
GALTON, Francis. Inquiries in human faculty and its development. Londres: Macmillan, 1883.
GINZBURG, Carlo. Family resemblances and family trees: two cognitive metaphors. Critical Inquiry, v. 30, n. 3, 2004.
GINZBURG, Carlo. Rapporti di forza: storia, retorica, prova. Milan: Feltrinelli, 2000.
HOROWITZ, Elliot. Existe-t-il un art juif? le peuple de l’image: les juifs et l’art. Annales, Histoire, Sciences Sociales, Paris, n. 3, p. 665-684, mayo/junio 2001.
HUMAN RIGHTS COUNCIL. Human rights in Palestine and other occupied Arab territories: report of the United Nations fact finding mission on the Gaza Conflict. 2009. Disponible en: http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/specialsession/9/docs/UNFFMGC_Report.pdf. Acceso en: mayo 2010.
ISRAEL. Ministry of Foreign Affaire. The Beirut massacre: the complete Kahan commission report. Princeton: Karz-Cohl, 1983.
KAPELIOUK, Amnon. Enquête sur un massacre: Sabra et Chatila. París: Seuil, 1982.
LaCAPRA, Dominick. History and Memory after Auschwitz. Londres: Cornell University Press, 1998.
MACBRIDE, Seán. Israel in Lebanon: the report of international commission to enquire into reported violations of International Law by Israel during its invasion of the Lebanon. Londres: Ithaca Press, 1983.
OESTERHED, Héctor; SOLANO LÓPEZ, Francisco. El Eternauta. Buenos Aires: Record, 1998.
ROSSELL, Luis; VILLAR, Alfredo; COSSIO, Jesús. Rupay: historias gráficas de la violencia en el Perú. Lima: Contracultura, 2008.
SACCO, Joe. Palestine. Nueva York: Fantagraphics Books, 2007.
SACCO, Joe. Safe Area Gorazde: the war in eastern Bosnia 1992-95. Nueva York: Fantagraphic Books, 2000.
SANDARS, Nancy. K. (Ed.). The epic of Gilgamesh. Nueva York: Harmondsworth, 1977.
SHAKESPEARE, William. Como gustéis: acto II, escena 1. In: SHAKESPEARE, William. Obras completas. Madrid: Aguilar, 1951.
SPIEGELMAN, Art. In the shadow of no towers. Toronto: Pantheon Books, 2004.
SPIEGELMAN, Art. Maus: Historia de un sobreviviente. Buenos Aires: Emecé, 1994.
VÁZQUEZ, Laura. El oficio de las viñetas. Buenos Aires: Paidos, 2010.
VIGNY, Alfred de. La mort du loup. In: VIGNY, Alfred de. Les destinées. Editora: Local, 1864.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/