Educação permanente em saúde do trabalhador: realidades em uma unidade de atenção secundária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id41360

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Educação permanente, Atenção secundária à saúde

Resumo

Objetivo: identificar como ocorre a incorporação de conteúdos de saúde do trabalhador nas estratégias de educação permanente entre trabalhadores enfermeiros lotados em uma unidade de atenção secundária, localizada no município do Rio de Janeiro – Brasil. Método: pesquisa qualitativa transversal, não experimental e descritiva. O cenário elencado foi uma unidade de saúde voltada para Atenção Secundária, no formato de policlínica. Participaram do estudo 19 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico entre os meses de março a abril de 2020, sendo feita a análise de dados pela estatística descritiva e interpretação gráfica gerada pela plataforma de recolha de dados denominada Survey Monkey. Resultados: os profissionais não se enxergam como produtores de conhecimento em saúde do trabalhador, observando-a como uma área especializada. Além disso, não foram apontadas ações de promoção da saúde como necessárias, restringindo-as a atividades de prevenção, sobretudo de riscos. Observou-se a utilização de estratégias da Educação Permanente em Saúde (EPS), como as rodas de conversa, na condição de escolha metodológica para a realização das atividades educativas. Conclusão: é emergente a necessidade de criação de espaços e atividades educativas em saúde do trabalhador sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde, buscando, assim, um espaço de compartilhamento de experiências, saberes, que estimule atividades de promoção da saúde, para que estas tenham magnitude semelhante àquelas de prevenção, já tão presentes no paradigma teórico da saúde ocupacional.

Biografia do Autor

Nathalia Henriques Veiga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Yan Zi Li Ten, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmico de enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Magda Guimarães de Araujo Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pùblica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Carla Tatiana Garcia Barreto Ferrão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em epidemiologia. Enfermeira da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Cristiane Helena Gallasch, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Veiga, N. H., Ten, Y. Z. L., Faria, M. G. de A., Ferrão, C. T. G. B., & Gallasch, C. H. (2020). Educação permanente em saúde do trabalhador: realidades em uma unidade de atenção secundária. Advances in Nursing and Health, 2. https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id41360

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