O dia nacional da consciência negra e a reflexão sobre racismo estrutural na enfermagem brasileira

Racismo estrutural na enfermagem brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id51343

Palavras-chave:

Enfermagem; Negro; Racismo Estrutural; Educação Superior; Política Pública;

Resumo

O Dia Nacional da Consciência Negra convoca a enfermagem a refletir sobre as políticas de redução da desigualdade social e racial no Brasil. Nas últimas décadas, políticas afirmativas, como o acesso democratizado ao ensino superior para negros, pardos, indígenas e egressos de escolas públicas, têm sido desenvolvidas, transformando a participação de negros nas universidades. No entanto, mesmo com o aumento de diplomados negros, desafios persistem em termos de visibilidade e prestígio. Dados preliminares mostram que a maioria dos enfermeiros no sul de Minas Gerais se identifica como branca, apesar de mais de 50% da enfermagem brasileira ser composta por negros, predominantemente em níveis técnicos. A baixa presença de enfermeiros negros em cargos superiores, influenciada por variáveis de raça, destaca o racismo institucional. É necessário promover discussões e pesquisas para combater o racismo estrutural e aumentar a representatividade negra nos postos de trabalho de nível superior na enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Albino da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas EEUNIFAL-MG.

Juliana Aparecida Pacheco Moreira, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira. Especialista em Gestão. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas PPGENF UNIFAL-MG.

Referências

Carvalho RA. As representações sociais de cotas para negros por egressos do curso de graduação em enfermagem de universidades públicas [tese]. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro; 2023. 209p.

Machado MH, coordenador. Perfil da enfermagem no Brasil: relatório final. Rio de Janeiro: NERHUS - DAPS - ENSP/Fiocruz; 2017. 748p.

Publicado

2024-11-20

Como Citar

Silva, S. A. da, & Moreira, J. A. P. (2024). O dia nacional da consciência negra e a reflexão sobre racismo estrutural na enfermagem brasileira : Racismo estrutural na enfermagem brasileira. Advances in Nursing and Health, 6(1), 1–2. https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id51343