O Pós-operatório domiciliar de cirurgia cardíaca: percepções de pacientes
Pós-operatório domiciliar de cirurgia cardíaca
DOI:
https://doi.org/10.5433/anh.2024v6.id46996Palavras-chave:
Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos, Cuidados Pós-Operatórios, Alta do PacienteResumo
Objetivo: conhecer as percepções dos pacientes acerca do pós-operatório domiciliar de cirurgia cardíaca. Método: estudo exploratório, descritivo, qualitativo, que empregou como referencial a teoria da antropologia médica, baseada no modelo explicativo de doença de Kleinman. Os participantes foram selecionados por conveniência, e os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, as quais foram gravadas. As informações foram submetidas à técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: participaram da pesquisa 13 pacientes submetidos à cirurgia cardíaca. Identificaram-se duas categorias com suas subcategorias, nomeadas de facilidades e de dificuldades nos cuidados domiciliares no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Considerações finais: as percepções dos pacientes que se submeteram à cirurgia cardíaca foram permeadas por facilidades, viabilizadas pelas orientações que receberam dos profissionais de saúde, durante a hospitalização, mas também tiveram dificuldades relacionadas ao processo de recuperação pós-cirúrgica. As orientações para a alta hospitalar foram primordiais para que os cuidados nos domicílios fossem realizados com mais segurança, promovendo uma melhora mais rápida.
Downloads

Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tania Valéria Ferreira dos Santos , Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Sonia Silva Marcon, Julia Trevisan Martins, Patricia Aroni, Tatiana da Silva Melo Malaquias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico esta licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, do tipo atribuição do CC-BY.
Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.