Ansiedade e percepções de morte e morrer entre graduandos de enfermagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2019v1.id38067

Keywords:

Enfermagem, Morte, Estudantes de Enfermagem

Abstract

Objetivo: Verificar o grau de ansiedade face à morte e as diferentes perspectivas do processo de morte e morrer entre graduandos do último ano de enfermagem. Método: Estudo transversal, realizado em cinco universidades do Noroeste do Paraná. Os dados foram coletados entre agosto e outubro de 2017, mediante questionário autoaplicável abordando questões sociodemográficas e as escalas de ansiedade e perspectivas da morte. Os dados foram analisados com auxílio da estatística descritiva e inferencial. Resultados: A maioria (41,7%) dos 108 acadêmicos apontou discussão insuficiente desta temática em sala de aula. Foi observada correlação entre ansiedade e as seguintes perspectivas de morte: sentimentos de sofrimento e solidão (p=0,0275), abandono como sensação de culpa (p=0,0177) e assombro de fracasso (p=0,0262). Conclusão: A ansiedade e a religião estiveram associadas a sentimentos perante a morte que devem ser melhor abordados entre futuros enfermeiros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suélen Aparecida Costa, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Enfermeira. Residente em Urgência e Emergência na Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Ivi Ribeiro Back, Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. Maringá, PR, Brasil.

Enfermeira e Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR. Maringá, PR, Brasil.

Iven Giovanna Trindade Lino, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Verônica Francisqueti Marquete, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Maria Emília Grassi Busto Miguel, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente das disciplinas Enfermagem Fundamental I e II do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

References

1. Ministério da Saúde (BR). Sistema de informação sobre mortalidade. DATASUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2015.
2. Bandeira D, Cogo SB, Hildebrandt LM, Badke MR. A morte e o morrer no processo de formação de enfermeiros sob a ótica de docentes de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2014jun; 23(2):400-07. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014000660013
3. Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução Cofen 564/2017. Código de ética dos profissionais de enfermagem [Internet]. Brasília, DF: COFEN; 2017. [citado 2019 jun. 20]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/12/RESOLU%C3%87%C3%83O-COFEN-N%C2%BA-564-2017.pdf.
4. Nunes NLF, Araújo KM, Silva LDC. As evidências sobre o impacto psicossocial de profissionais de enfermagem frente à morte. Rev Interd [Internet]. 2016 [citado 2019jun. 22];9(4):165-72. Disponível em: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/545.
5. Oliveira ES, Agra G, Morais MF, Feitosa IP, Gouveia BLA, Costa MML. The process of death and dying in nursing students perception. J Nurs UFPE on line. 2016 May;10(5):1709-16. doi: 10.5205/reuol.9003-78704-1-SM.1005201617
6. Lima R, Bergold LB, Souza JDF, Barbosa GS, Ferreira MA. Death education: sensibility for caregiving. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl
4):1884-89. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0018
7. Freitas TLL, Banazeski AC, Eisele A, Souza EM, Bitencourt JVOV, Souza SS. The look of nursing on death and dying process of critically ill patients: an integrative review. Enferm Glob [Internet]. 2016 [cited 2019 Aug 21];15(41):322-34. Available from: http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v15n41/en_revision2.pdf
8. Nunes ECDA, Santos AA. Challenges of nursing teaching-learning to care for human dying - professors’ perceptions. Esc Anna Nery. 2017Oct;21(4):e20170091. doi: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0091
9. Benedetti GMS, Oliveira K, Oliveira WT, Sales CA, Ferreira PC. Meaning of the death / dying process for entering nursing students. Rev Gaúcha Enferm. 2013 Mar;34(1):173-79. doi: 10.1590/S1983-14472013000100022
10. Jafari M, Rafiei H, Nassehi A, Soleimani F, Arab M, Noormohammadi MR. Caring for dying patients: attitude of nursing students and effects of education. Indian J Palliat Care. 2015 Aug;21(2):192-97. doi: 10.4103/ 0973-1075.156497.
11. Lima BSF, Silva RCL. Death and dying in a pediatric ICU: challenges for nursing care in the finitude of life. Cienc Cuid Saude. 2014 Out/Dez;13(4):722-29. doi: 10.4025/cienccuidsaude.v13i4.21530
12. Santos MAD, Hormanez, M. Atitude frente à morte em profissionais e estudantes de enfermagem: revisão da produção científica da última década. Ciênc Saúde Coletiva. 2013 set;18(9):2757-768. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000900031.
13. Ferreira JMG, Nascimento JL, Sa FC. Profissionais de saúde: um ponto de vista sobre a morte e a distanásia. Rev Bras Educ Med. 2018;42 (3):87-96. doi: 10.1590/1981-52712015v42n3rb20170134
14. Barros-Oliveira J, Neto F. Validação de um instrumento sobre diversas perspectivas da morte. Aná Psicol [Internet]. 2004 [citado
2019 ago. 20];22(2):355-67. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v22n2/v22n2a04.pdf
15. Ribeiro HJ. Atitude e ansiedade face à morte: perfil dos graduandos da área da saúde [Monografia]. Brasília (DF): Universidade de Brasília; 2014.
16. Borges MC, Gomes BLBD. Percepção dos acadêmicos de enfermagem quanto ao processo terminal da vida. Rev Enferm
Contemp. 2017 abr;6(1):49-55. doi: 10.17267/2317-3378rec.v6i1.1183
17. Duarte AC, Almeida DV, Popin RC. Death within the medical undergraduate routine: students’ views. Interface (Botucatu). 2015; 9(55):1207-19. doi: 10.1590/1807-57622014.1093
18. Mendonça GA, Souza Junior VD, Correio NLS, Santos AS. O morrer para graduandos em enfermagem: a contribuição da psicologia. REFACS [Internet]. 2013;1(1):24-33 [citado 2019 ago. 20]. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/
refacs/article/view/492/pdf.
19. Custódio MRM. O processo de morte e morrer no enfoque dos acadêmicos de enfermagem. Rev Psicol [Internet]. 2010 [citado 2019 ago. 20];13(18):127-42. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com.br/index.php/renc/article/view/2538/2425
20. Farinasso ALC, Labate RC. Luto, religiosidade e espiritualidade: um estudo clínico-qualitativo com viúvas idosas. Rev Eletr Enf [Internet]. 2012set;1(1):588-95 [citado 2019 ago. 23]. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/revista/v14/n3/pdf/v14n3a15.pdf
21. Bousso RS, Poles K, Serafim TS, Miranda MG. Religious beliefs, illness and death: family’s perspectives in illness experience. Rev Esc
Enferm USP. 2011 Apr; 45(2):397-403. doi:10.1590/S0080-62342011000200014
22. Barbosa AMGC, Massaroni L. Living with death and dying. J Nurs UFPE on line. 2016 Feb; 10(2):457-63 doi: 10.5205/reuol.8557-
74661-1-SM1002201611
23. Silva CR, Portella SDC, Reis LR, Bispo TCF. Religião e morte: qual a relação existente. Rev Enferm Contemp. 2012;1(1):130-41. doi:10.17267/2317-3378rec.v1i1.49
24. Campelos ICSF. A ansiedade e o medo da morte nos profissionais de saúde [Monografia]. Porto (POR): Universidade Fernando Pessoa; 2006.
25. Ribeiro DB, Fortes RC. A morte e o morrer na perspectiva de estudantes de enfermagem. Revisa [Internet]. 2012 [citado 2019 ago.
10];1(1):32-9. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/10/7
26. Stochero HM, Nietsche EA, Salbego C, Pivetta A, Schwertner MVE, Fettermann FA, et al. Sentimentos e dificuldades no enfrentamento
do processo de morrer e de morte por graduandos de enfermagem. Aquichan. 2016 jun;16(2):219-20. doi: 10.5294/aqui.2016.16.2.9
27. Archambault-Grenier MA, Roy-Gagnon MH, Gauvin F, Doucet H, Humbert N, Stojanovic S, et al. Teamwork and conflicts in paediatric end of life care. Acta Paediatr. 2018 Feb;107(2):262-69. doi: https://doi.org/10.1111/apa.14102
28. Lopez Alonso AI, Fernández Martínez ME, Liébana Presa C, Vasquez Casares AM, Castro González MP. Experimental classroom games: a didactic tool in palliative care. Rev Esc Enferm USP. 2018 Apr; 52:e03310. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2017007703310
29. Oliveira-Cardoso EA, Santos MA. Grupo de educação para a morte: uma estratégia complementar à formação acadêmica do
profissional de saúde. Psicol Ciênc Prof. 2017;37(2):500-14. doi: http://doi.org/10.1590/1982-3703002792015

Published

2019-10-07

How to Cite

Costa, S. A., Back, I. R., Lino, I. G. T., Marquete, V. F., Miguel, M. E. G. B., & Marcon, S. S. (2019). Ansiedade e percepções de morte e morrer entre graduandos de enfermagem. Advances in Nursing and Health, 1. https://doi.org/10.5433/anh.2019v1.id38067

Most read articles by the same author(s)