Educação permanente em saúde do trabalhador: realidades em uma unidade de atenção secundária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id41360

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Educação permanente, Atenção secundária à saúde

Resumo

Objetivo: identificar como ocorre a incorporação de conteúdos de saúde do trabalhador nas estratégias de educação permanente entre trabalhadores enfermeiros lotados em uma unidade de atenção secundária, localizada no município do Rio de Janeiro – Brasil. Método: pesquisa qualitativa transversal, não experimental e descritiva. O cenário elencado foi uma unidade de saúde voltada para Atenção Secundária, no formato de policlínica. Participaram do estudo 19 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico entre os meses de março a abril de 2020, sendo feita a análise de dados pela estatística descritiva e interpretação gráfica gerada pela plataforma de recolha de dados denominada Survey Monkey. Resultados: os profissionais não se enxergam como produtores de conhecimento em saúde do trabalhador, observando-a como uma área especializada. Além disso, não foram apontadas ações de promoção da saúde como necessárias, restringindo-as a atividades de prevenção, sobretudo de riscos. Observou-se a utilização de estratégias da Educação Permanente em Saúde (EPS), como as rodas de conversa, na condição de escolha metodológica para a realização das atividades educativas. Conclusão: é emergente a necessidade de criação de espaços e atividades educativas em saúde do trabalhador sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde, buscando, assim, um espaço de compartilhamento de experiências, saberes, que estimule atividades de promoção da saúde, para que estas tenham magnitude semelhante àquelas de prevenção, já tão presentes no paradigma teórico da saúde ocupacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Henriques Veiga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Yan Zi Li Ten, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmico de enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Magda Guimarães de Araujo Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pùblica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Carla Tatiana Garcia Barreto Ferrão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em epidemiologia. Enfermeira da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Cristiane Helena Gallasch, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Referências

Faria MGA, Gallasch CH, Martins ALX. Inserção de graduandos de enfermagem em serviços de saúde do trabalhador: relato de experiência. Cogitare Enferm [Internet]. 2016 [cited 2020 Jul 9];21(4):1–7. Available from: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v21i4.45245

Souza D de O, de Mendonça HPF. Trabalho, ser social e cuidado em saúde: Abordagem a partir de Marx e Lukács. Interface Commun Heal Educ [Internet]. 2017 [cited 2020 Jul 10];21(62):543–52. Available from: https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0482

Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portaria no 1.823, de 23 de agosto de 2012 Brasília; 2012.

Brasil, Ministério da Saúde. Portaria no 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Diário Oficial da União 2010.

Gomez CM, Vasconcellos LCF de, Machado JMH. Saúde do trabalhador: aspectos históricos, avanços e desafios no Sistema Único de Saúde. Cien Saude Colet [Internet]. 2018 [cited 2020 Jul 9];23(6):1963–70. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04922018

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? [Internet]. 1a Ed. Brasília; 2018. Available from: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf

SurveyMonkey. O que é Surveymonkey? [Internet]. 2020. [cited 2020 Jul 9]. Available from: https://pt.surveymonkey.com/

Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde. Resolução No 466 de 16 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília; 2012.

Salvador PTC de O, Alves KYA, Rodrigues CCFM, Oliveira LV e. Online data collection strategies used in qualitative research of the health field: a scoping review. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2020 [cited 2020 Jul 9];41:e20190297. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190297

Faleiros F, Käppler C, Pontes FAR, Silva SS da C, de Goes F dos SN, Cucick CD. Use of virtual questionnaire and dissemination as a data collection strategy in scientific studies. Texto e Context Enferm [Internet]. 2016 [cited 2020 Jul 9];25(4):e3880014. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-07072016003880014

Casey M, Rohde D, Higgins A, Buckley T, Cashin A, Fong J, et al. “Providing a complete episode of care”: A survey of registered nurse and registered midwife prescribing behaviours and practices. J Clin Nurs [Internet]. 2020 [cited 2020 Jul 9];29:152–62. Available from: https://doi.org/10.1111/jocn.15073

Henni SH, Kirkevold M, Antypas K, Foss C. Perceptions of the scope of practice of nurse practitioners caring for older adults: level of agreement among different healthcare providers. Scand J Caring Sci [Internet]. 2020 [cited 2020 Jul 9]; Available from: http://dx.doi.org/10.1111/scs.12861

Vieira MLC, Oliveira EB, Souza NVD de O, Lisboa MTL, Xavier T, Rossone F de O. Precarização do trabalho em hospital de ensino e presenteísmo na enfermagem. Rev Enferm [Internet]. 2016 [cited 2020 Jul 9];24(4):e23580. Available from: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.23580

Souza RF, Rosa RS, Picanço CM, Souza Junior EV, Cruz DP, Guimarães FEO, et al. Repercussões dos fatores associados à qualidade de vida em enfermeiras de unidades de terapia intensiva. Rev Salud Pública [Internet]. 2018 [cited 2020 Jul 9];20(4):453–9. Available from: https://doi.org/10.15446/rsap.V20n4.65342

Governo do Estado do Rio de Janeiro. Lei no 8.315 de 19 de março de 2019 [Internet]. Rio de Janeiro: Estabelece o piso salarial dos empregados, integrantes das categorias profissionais da saúde; 2019. Available from: https://www.normaslegais.com.br/legislacao/leirj-8315-2019.htm

Oliveira BLCA de, Silva AM da, Lima SF. Carga Semanal de Trabalho para Enfermeiros no Brasil: desafios ao exercício da profissão. Trab Educ e Saúde [Internet]. 2018 [cited 2020 Jul 9];16(3):1221–36. Available from: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00159

Dias MO, Souza NVD de O, Penna LHG, Gallasch CH. Percepção das lideranças de enfermagem sobre a luta contra a precarização das condições de trabalho. Rev da Esc Enferm da USP [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 8];53:e03492. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2018025503492

Valente PM, Faria MG de A, Silva D, Gallasch CH, Perez Junior EF, Daher DV. Educação permanente em saúde do trabalhador no contexto de enfermagem: realidades de um hospital universitário. Saúde Coletiva (Barueri) [Internet]. 2018;8(43):622–5. Available from: http://revistasaudecoletiva.com.br/revista/ed43/Educacao_permanente_saude.pdf

Moretti MMS, Barcellos R de A. Rodas de conversas como estratégia de educação permanente em saúde na construção de protocolo assistencial. Res Soc Dev [Internet]. 2020 [cited 2020 Jul 9];21(1):1–9. Available from: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5395

Sena RR de, Grillo MJC, Pereira L d. Á, Belga SMMF, França BD, Freitas CP de. Educação permanente nos serviços de saúde: atividades educativas desenvolvidas no estado de Minas Gerais, Brasil. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [cited 2020 Jul 8];38(2):e64031. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.02.64031

Tibola TSA, Cordeiro ALP de C, Stacciarini TSG, Engel RH, Costa DG, Haas VJ. Fatores que influenciam a participação dos profissionais de enfermagem na Educação Permanente em hospital público. Enferm em Foco [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 8];10(2):125–30. Available from: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n2.2044

Mendes R, Dias EC. Da medicina do trabalho à saúde do trabalhador. Rev Saúde Públ [Internet]. 1991 [cited 2020 Jul 10];25(5):341–9. Available from: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2977.pdf

Moreira Cardoso AC. O trabalho como determinante do processo saúde-doença. Tempo Soc [Internet]. 2015 [cited 2020 Jul 10];27(1):73–93. Available from: https://doi.org/10.1590/0103-207020150110

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Veiga, N. H., Ten, Y. Z. L., Faria, M. G. de A., Ferrão, C. T. G. B., & Gallasch, C. H. (2020). Educação permanente em saúde do trabalhador: realidades em uma unidade de atenção secundária. Advances in Nursing and Health, 2. https://doi.org/10.5433/anh.2020v2.id41360

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)