O PROCESSO DE DESLOCAMENTO COMO SIMILITUDE DE DIÁSPORA E A APRESENTAÇÃO DE TERRITÓRIOS IDENTITÁRIOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DO CONTO A FONTE DAS TRÊS COMADRES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44887

Keywords:

Deslocamento, Geografia, Literatura.

Abstract

Este artigo vem analisar o processo de deslocamento como similitude de diáspora e a apresentação de territórios identitários geográficos a partir do conto A fonte das três comadres. O objetivo é fazer uma amostra das representações diaspóricas encontradas no decorrer da narrativa que tem como cenário, o universo infantil, bem como, mostrar as diferenças existentes, segundo a Geografia, na configuração de espaço e território. Para isso, analisamos a atuação dos personagens do conto, que se dispersavam e entravam em processos de territorialização e desteritorialização. Porém, o foco maior está no filho mais novo do Rei. A conclusão de todo esse estudo mostrou que a diáspora, espaço e território são vertentes ligadas, dado ao fato de um fenômeno ser usado para especificar o outro. Este trabalho consiste em um estudo bibliográfico de cunho qualitativo e as definições teóricas estão atreladas aos estudos de: BONNICI (2003, 2004, 2005); COHEN (1997); COELHO (1993); FELDMAN (2009); FRAGA (2007); HALL (2003); SANTOS (1978). Entre outros, a estrutura deste consiste em introdução, materiais e métodos, referencial teórico, resultados e discussões, considerações finais e referências. Assim, após o endossamento teórico estudado o conto foi lido e dele extraído fragmentos para comprovarmos as veracidades aqui apresentadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Letícia de Azevedo Passos, Universidade Federal de Rondônia

Letícia de Azevedo Passos, bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Graduanda em Licenciatura em Geografia pelo  Centro Universitário Claretiano. Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

References

BONNICI, T. O pos-colonialismo e a literature: estratégia de leitura. Maringá: Eduem, 2005.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 6ª. ed. rev. São Paulo: Ática, 1993.
COHEN, R. Global Diaspora: an introduction. Washington: UCL press. 1997.

CONTO FOLCLORE BRASILEIRO: A fonte das três comadres, disponível em: www.contosbrasileirosparabaixinho.com ,acesso trinta de novembro ás 13:55.

FELDMAN, A. Krish Topan. diáspora e resistência em The Pickup (2001), de Nadine Godimer. In: BONNICI, Tomas. (org) Resistencia e intervencão nas literatures pós-coloniais. Maringá: Eduem, 2009.

FRAGA, N. C. Território e Silêncio: contributos reflexivos entre o empírico e o teórico In: Territórios e Fronteiras: (Re)arranjos e Perspectivas. 2ª ed. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2017, p. 73-90

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine da Guardia Resend et. al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

SANTOS, Mil. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, Edusp, 1978.

Published

2021-12-29

How to Cite

Passos, L. de A. (2021). O PROCESSO DE DESLOCAMENTO COMO SIMILITUDE DE DIÁSPORA E A APRESENTAÇÃO DE TERRITÓRIOS IDENTITÁRIOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DO CONTO A FONTE DAS TRÊS COMADRES. Geographia Opportuno Tempore, 7(2), 140–152. https://doi.org/10.5433/got.2021.v7.44887

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.