Planejamento urbano e programas habitacionais: o caso do Residencial Vista Bela no município de Londrina-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20312Palavras-chave:
Espaço urbano, Segregação espacial, Planejamento urbanoResumo
A Geografia Urbana é um dos ramos da ciência geográfica que se faz muito presente nas pesquisas atuais da área devido sua complexidade e envolvimento direto da atuação do Estado para o bem estar físico das cidades e da população. O presente trabalho aborda alguns conceitos relacionados ao planejamento urbano, tais como espaço urbano, segregação espacial e o próprio planejamento urbano, além de explicar a construção cotidiana do espaço urbano por agentes representados pelos proprietários dos meios de produção; proprietários fundiários; promotores imobiliários; Estado e grupos sociais excluídos com interesses diversos, mas geralmente seguindo as vantagens da sociedade capitalista. Outro ponto do trabalho é apresentar o programa do Governo Federal de habitação intitulado Minha Casa, Minha Vida que foi responsável pela construção do Residencial Vista Bela no município de Londrina-PR. Considerado o maior projeto do programa, o residencial sofreu diversas críticas ao não receber as infraestruturas suficientes para atender ao grande número de pessoas que foram contempladas com as unidades residenciais.
Downloads
Referências
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Minha Casa, Minha Vida. Disponível em: <http://www1.caixa.gov.br/popup/home/popup_home_9.asp>. Acesso em: 24 nov. 2011.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: FFLCH, 2007.
COHAB – LONDRINA. Disponível em: <http://www.cohabld.com.br/mcmvida-empreed.asp>. Acesso em: 23 nov. 2011.
GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1997.
HUERTAS, B. Franco. Planificar para gobernar: el método PES. San Justo: Universidad Nacional de La Matanza, 2006.
LIMA, Cristina de Araújo; MENDONÇA, Francisco. Planejamento urbano-regional e crise ambiental: Região metropolitana de Curitiba. São Paulo Perspec, São Paulo, v.15, n.1, Jan./Mar. 2001.Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100015>. Acesso em: 29/03/2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392001000100015
PINTO, Victor Carvalho. Ocupação Irregular do Solo Urbano: O Papel da Legislação Federal. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/senado/conleg/ artigos/direito/OcupacaoIrregulardoSoloUrbano.pdf>. Acesso em: 18 abr. 2012.
PENA, Rodolfo Alves. Geografia. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/>. Acesso em: 16 mai 2014
SANTOS, Cilícia Dias dos. A formação e produção do espaço urbano: discussões preliminares acerca da importância das cidades médias para o crescimento da rede urbana brasileira. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 5, n. 1, p. 177-190, jan-abr/2009, Taubaté. Disponível em: <http://www.rbgdr.net/012009/ensaio1.pdf.> Acesso em: 01 mai 2014.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado