Geografia e avaliação escolar: uma tarefa complexa no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Vanessa Manfio Universidade Federal de Santa Maria
  • Melina Dornelles Severo Universidade Federal de Santa Maria
  • Mara Alini Meier Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20282

Palavras-chave:

Avaliação escolar, Ensino-aprendizagem, Geografia

Resumo

No processo educacional, a avaliação é um ponto chave, pois através dela é possível compreender como está sendo o aprimoramento do ensino-aprendizagem. Mas a avaliação remete vários significados aos alunos, para uns representa angustia e frustração e para outros, aprovação e aprimoramento de saberes. Diante disso, o presente artigo procurou analisar as dificuldades e perspectivas da avaliação no contexto contemporâneo da educação, abordando formas avaliativas no diagnóstico da ciência geográfica no âmbito escolar. Frente a essa discussão observou-se que o professor no ensino da geografia deve utilizar vários instrumentos para avaliar os seus alunos, afim de não ficar amarrado somente às avaliações escritas, o mesmo pode se utilizar de maquetes, jogos, brincadeiras educativas, além da avaliação diária e continua do aluno em sala de aula. Destarte a avaliação consegue proporcionar um ambiente no qual os alunos possam mostrar efetivamente o aprendizado, tornando-se uma ferramenta significativa para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Santa Maria. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Melina Dornelles Severo, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Mara Alini Meier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Geógrafa. Mestre em Geografia. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AQUINO, José. O aluno, o professor e a escola: Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/96. Brasília, DF, 1996.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

HAYDT, Regina Célia. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1988.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito & desafio: uma perspectiva construtivista. 29. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.

______. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez/Coleção Magistério 2° Grau Série Formando Professor, 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem Escolar. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005.

MANFIO, Vanessa. O ato de educar: discutindo o papel do professor no contexto educacional da atualidade. In: JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 16, 2012, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UNIFRA, 2012. [CD- ROM].

MELCHIOR, Maria Celina. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. 2. ed. Porto Alegre: Premier, 2004.

MÉNDEZ, Juan Manoel Alvarez. Avaliar para conhecer: Examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed, 2002.

OLIVEIRA, Bárbara Renata de; MALANSKI, Lawrence Mayer. O uso da maquete no ensino de geografia. Extensão em Foco, Curitiba, n. 2, p. 181-189, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/extensao/article/view/24783>. Acesso em: 12 mar. 2014. DOI: https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24783

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Tereza. Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.

SILVA, Vládia da; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino aprendizagem da geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 62-68, jan./ jun. 2012. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/seer/index.php/geosaberes/article/viewFile/117/pdf50>Acesso em: 20 jun. 2014.

SILVA, Vanessa Oliveira da. Objeto de aprendizagem: uma contribuição para a alfabetização cartográfica na EJA. 2011. 135f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

SOUZA, Cícero Luís; MUTERLLE, Juliana Carla. Ensino de geografia e avaliação: uma questão de critérios. In: CONGRESOS NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: PUC-PR, 2011. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/6178_2812.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2014.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Como Citar

Manfio, V., Severo, M. D., & Meier, M. A. (2014). Geografia e avaliação escolar: uma tarefa complexa no processo de ensino-aprendizagem. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 85–95. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20282

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.