Geografia escolar: práticas pedagógicas e o ensino-aprendizagem do conteúdo de regiões brasileiras

Autores

  • Vanessa Manfio Universidade Federal de Santa Maria
  • Josane Baratto Balssan Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20281

Palavras-chave:

Geografia-escolar, Regiões Brasileiras, Recursos lúdicos

Resumo

A geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos, assim como, a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente. Sendo uma ciência capaz de abordar o cotidiano vivenciado pelos alunos, através das noções de lugar, região, paisagem entre outras.  Com isto, ao abordar o conteúdo sobre as Regiões Brasileiras em sala de aula, com os alunos de sexta série do Ensino Fundamental, procurou-se trabalhar o assunto de maneira diferente, valorizando o aprendizado adquirido durante o ano letivo e pela sua vivência, através de duas propostas de estudo: uma com a utilização de recursos lúdicos tais como: dança, culinária, teatro. Enquanto que outra envolveu o trabalho individual, como a aplicação de questionários e a elaboração de desenhos a respeito das regiões do Brasil. Observou-se perante a realização das atividades, o comprometimento dos alunos, a aprendizagem e a fixação do conteúdo anteriormente estudado. Sem dúvidas, a participação e a utilização dos recursos didáticos lúdicos são essenciais para o “despertar” e ensinar na sala de aula, sendo o educador o responsável por conduzir este aprendizado, já que é o mediador na construção do conhecimento. Assim como, o conhecimento não pode ser algo estático e traduzido de maneira simplista e tradicional, a valorização dos interesses dos alunos deve ser fundamental na escolha desta construção de valores e ensino, com um trabalho interdisciplinar para que o mesmo possa ter um melhor aproveitamento no processo de ensino.

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Biografia do Autor

Vanessa Manfio, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa. Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Josane Baratto Balssan, Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis

Licenciada em Geografia e Professora da Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis

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Publicado

19-11-2014

Como Citar

Manfio, V., & Balssan, J. B. (2014). Geografia escolar: práticas pedagógicas e o ensino-aprendizagem do conteúdo de regiões brasileiras. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 68–84. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20281

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