Geografia escolar: práticas pedagógicas e o ensino-aprendizagem do conteúdo de regiões brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20281Palavras-chave:
Geografia-escolar, Regiões Brasileiras, Recursos lúdicosResumo
A geografia é uma ciência que estuda a superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos, assim como, a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente. Sendo uma ciência capaz de abordar o cotidiano vivenciado pelos alunos, através das noções de lugar, região, paisagem entre outras. Com isto, ao abordar o conteúdo sobre as Regiões Brasileiras em sala de aula, com os alunos de sexta série do Ensino Fundamental, procurou-se trabalhar o assunto de maneira diferente, valorizando o aprendizado adquirido durante o ano letivo e pela sua vivência, através de duas propostas de estudo: uma com a utilização de recursos lúdicos tais como: dança, culinária, teatro. Enquanto que outra envolveu o trabalho individual, como a aplicação de questionários e a elaboração de desenhos a respeito das regiões do Brasil. Observou-se perante a realização das atividades, o comprometimento dos alunos, a aprendizagem e a fixação do conteúdo anteriormente estudado. Sem dúvidas, a participação e a utilização dos recursos didáticos lúdicos são essenciais para o “despertar” e ensinar na sala de aula, sendo o educador o responsável por conduzir este aprendizado, já que é o mediador na construção do conhecimento. Assim como, o conhecimento não pode ser algo estático e traduzido de maneira simplista e tradicional, a valorização dos interesses dos alunos deve ser fundamental na escolha desta construção de valores e ensino, com um trabalho interdisciplinar para que o mesmo possa ter um melhor aproveitamento no processo de ensino.
Downloads
Referências
AQUINO, J. O aluno, o professor e a escola: Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
CALLAI, H. C. Aprendendo a Ler o Mundo: A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 12 jan. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006
CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2003.
______. A Geografia Escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Divisão Regional. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2012.
______. Mapas. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/7a12/mapas/brasil/brasil_grandes_regioes.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2012.
HAESBAERT, R. Regional-global: Dilemas da região e da globalização na Geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
LEMOS, L. M. As correntes da Geografia e o movimento de idéias em torno da região. Geografias, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 26-36, jul./dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-549X..13183
LENCIONI, S. Região e geografia. São Paulo: Edusp, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. A Democracia da Escola Pública. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992
MARTIN, D. F. A Aprendizagem em Paulo Freire e Piaget. 53f. 2007. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2007.
MARTINS, J. Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poiésis. São Paulo: Cortez, 1992.
OLIVEIRA, A. U. Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. In: OLIVEIRA, A. U. et al (Org.). Para onde vai o ensino de Geografia?. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 135-144.
REGO, N. et al. Geografia e educação: geração de ambiências. Porto Alegre: UFRGS, 2000.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: EDUSP, 2006.
SUERTEGARAY, D. M. A. Notas sobre epistemologia da geografia. Cadernos Geográficos. Florianópolis, n. 12, p. 1-63, maio, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. 191p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado