A natureza em labirinto de espelhos em "A Desumanização", de Valter Hugo Mãe
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2023vol43n2p219Palabras clave:
A Desumanização, Valter Hugo Mãe, Espaço poético, Imaginação poéticaResumen
O objetivo deste ensaio é discutir a maneira como a natureza da Islândia se revela na narrativa de Halla, protagonista do romance A desumanização (2017), do escritor português Valter Hugo Mãe. Recriada de forma mítica, a Islândia se inscreve por metáforas, tornando-se também ela uma personagem narrativa. A natureza também é espelho. Em processo de desdobramentos, natureza e personagens refletem-se mutuamente causando um efeito labiríntico que traz densidade poética ao texto. Espaços internos e externos, pela imaginação da personagem protagonista, se replicam e confundem, sugerindo imagens nas quais é impossível distinguir realidade e fantasia. Para analisarmos essa construção espelhada, recorremos, principalmente, aos estudos de Gaston Bachelard referentes ao espaço, à imaginação e ao fogo como elemento para a construção poética. Também nos apoiaremos nas reflexões de Jorge Luís Borges sobre o conceito de labirinto. O objetivo maior do ensaio é contribuir com a fortuna crítica do autor e da obra, oferecendo uma abordagem crítica sobre a construção do espaço poético do romance em questão.
Citas
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1994
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BORGES, Jorge Luis. Laberinto / Labirinto. Poesia. Trad. Josely Vianna Batista. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BORGES, Jorge Luis. Laberintos. Textos recobrados (1931-1955). Buenos Aires: Emecê, 2007
FARIAS, Ariane Avila Neto, Anderson Martins Pereira & Mariane Pereira Rocha. Islândia, a ilha do silêncio: o espaço melancólico de A desumanização, de Valter Hugo Mãe. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 177-188, 2018. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/cpgl/article/view/11493. DOI: https://doi.org/10.5935/cadernosletras.v18n3p177-188
FREITAS, Angélica Catiane da Silva de. Sublime patético: a presença do trágico, do sublime e da melancolia nos romances de Valter Hugo Mãe. Curitiba: Appis, 2020.
MÃE, Valter Hugo, A desumanização. São Paulo: Globo, [2013], 2017.
PÁLSDÓTTIR, Anna Heioa. History, landscape and national identity: a comparative study of contemporary English and Icelandic literature for children. Tese (Doutorado em Comparative Literature) University College in association with Coventry University, Worcester, 2002. Disponível em: https://pureportal.coventry.ac.uk/files/41854003/P_lsd_ttir2002.pdf.
RITCHER, Marcela Wanglon, Poesia além da palavra. Anais do IX Seminário Internacional de História da Literatura, Porto Alegre, 2012. 945-960.
TEOTÔNIO, Rafaella Cristina Alves. Os fiordes da literatura: o duplo em A desumanização, de Valter Hugo Mãe. Revista Garrafa, Rio de Janeiro, n. 37, p. 87-97, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/4722.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cinthia Limongi, Vera Bastazin
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, siendo la obra licenciada simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Reconocimiento-No Comercial 4.0 Internacional, permitiendo la compartición de la obra con reconocimiento de la autoría de la obra y publicación inicial en este periódico académico.
b) Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. diario.
c) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) después del proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Ver Efecto del Acceso Abierto).
d) Los autores de los trabajos aprobados autorizan a la revista para que, luego de la publicación, transfiera su contenido para su reproducción en indexadores de contenido, bibliotecas virtuales y similares.
e) Los autores asumen que los textos sometidos a publicación son de su creación original, asumiendo total responsabilidad por su contenido en caso de objeción por parte de terceros.