Entre perdas e repetições: o realismo traumático em Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2020v39p36

Palavras-chave:

Romance brasileiro, Daniel Galera, Barba ensopada de sangue, Realismo traumático

Resumo

O artigo propõe uma leitura do romance Barba ensopada de sangue (2012), de Daniel Galera, que parte de sua relação com a tradição realista, que repercute na literatura brasileira contemporânea, para a investigação das marcas do realismo traumático na obra, especialmente as repetições que são estabelecidas entre o protagonista e seu avô. Para tal, foram retomadas reflexões, especialmente de Schøllhammer (2013) sobre as marcas do realismo na prosa brasileira, de Ginzburg (2002) sobre a repercussão da estética do trauma no Brasil e de Foster (2017 e 2020) sobre o realismo traumático como categoria importante para a compreensão das artes na atualidade. Percebe-se na obra a centralidade do tema da perda, posto como trauma simultaneamente repetido e deslocado, e sua relação com um padrão de masculinidade que insiste em ressurgir. Destaca-se também a importância da cadela Beta na narrativa como figura simbólica que tensiona o paralelismo de modo a evitar que o padrão de repetição se torne simples cópia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Eliezer Ferreira Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

Referências

FACCHIN, Michelle Aranda. Barba ensopada de sangue: realismo e subjetividade. Revista de Letras, Curitiba, v. 17, n. 21, p. 95-107, jul./dez. 2015. DOI: 10.3895/rl.v17n21.3033.

FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. Virilidade e identidade narrativa em Mãos de cavalo, de Daniel Galera. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 42, n. 2, p. e50843, 8 jul. 2020. DOI: 10.4025/actascilangcult.v42i2.50843.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Edu, 2017.

FOSTER, Hal. What comes after farce?: art and criticismo at time of debacle. New York: Verso, 2020.

GALERA, Daniel. Barba ensopada de sangue. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GINZBURG, Jaime. “Ditadura e estética do trauma: exílio e fantasmagoria”. F. J. G. Correia, org. O rosto escuro de narciso. João Pessoa: Ideia, 2004. 53-62.

LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; 34, 2000.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Para uma crítica do realismo traumático. SOLETRAS, Rio de Janeiro, n.23, p. 19-28, 2012. DOI: 10.12957/soletras.2012.3801

TAKEDA, Anna Carolina Botelho. A obsessão pela virilidade em Mãos de cavalo: poder e ruína. Revista Estação Literária, Londrina, v. 16, p. 153-164, jun. 2016. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/article/view/28503/20650.

XAVIER, Luiz Gustavo Osório. Homens à deriva: a representação da masculinidade em dois romances de Daniel Galera. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística), Universidade Federal de Goiás, 2020. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10497.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

Ferreira Júnior, Nelson Eliezer. “Entre Perdas E repetições: O Realismo traumático Em Barba Ensopada De Sangue, De Daniel Galera”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 39, dezembro de 2020, p. 36-47, doi:10.5433/1678-2054.2020v39p36.