Entre perdas e repetições: o realismo traumático em Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2020v39p36Palavras-chave:
Romance brasileiro, Daniel Galera, Barba ensopada de sangue, Realismo traumáticoResumo
O artigo propõe uma leitura do romance Barba ensopada de sangue (2012), de Daniel Galera, que parte de sua relação com a tradição realista, que repercute na literatura brasileira contemporânea, para a investigação das marcas do realismo traumático na obra, especialmente as repetições que são estabelecidas entre o protagonista e seu avô. Para tal, foram retomadas reflexões, especialmente de Schøllhammer (2013) sobre as marcas do realismo na prosa brasileira, de Ginzburg (2002) sobre a repercussão da estética do trauma no Brasil e de Foster (2017 e 2020) sobre o realismo traumático como categoria importante para a compreensão das artes na atualidade. Percebe-se na obra a centralidade do tema da perda, posto como trauma simultaneamente repetido e deslocado, e sua relação com um padrão de masculinidade que insiste em ressurgir. Destaca-se também a importância da cadela Beta na narrativa como figura simbólica que tensiona o paralelismo de modo a evitar que o padrão de repetição se torne simples cópia.Downloads
Referências
FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer. Virilidade e identidade narrativa em Mãos de cavalo, de Daniel Galera. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 42, n. 2, p. e50843, 8 jul. 2020. DOI: 10.4025/actascilangcult.v42i2.50843.
FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Edu, 2017.
FOSTER, Hal. What comes after farce?: art and criticismo at time of debacle. New York: Verso, 2020.
GALERA, Daniel. Barba ensopada de sangue. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
GALERA, Daniel. Mãos de cavalo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
GINZBURG, Jaime. “Ditadura e estética do trauma: exílio e fantasmagoria”. F. J. G. Correia, org. O rosto escuro de narciso. João Pessoa: Ideia, 2004. 53-62.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance: um ensaio histórico-filosófico sobre as formas da grande épica. São Paulo: Duas Cidades; 34, 2000.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Para uma crítica do realismo traumático. SOLETRAS, Rio de Janeiro, n.23, p. 19-28, 2012. DOI: 10.12957/soletras.2012.3801
TAKEDA, Anna Carolina Botelho. A obsessão pela virilidade em Mãos de cavalo: poder e ruína. Revista Estação Literária, Londrina, v. 16, p. 153-164, jun. 2016. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/estacaoliteraria/article/view/28503/20650.
XAVIER, Luiz Gustavo Osório. Homens à deriva: a representação da masculinidade em dois romances de Daniel Galera. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística), Universidade Federal de Goiás, 2020. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/10497.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.