Contatos Imediatos: "Conexão" e o Afrofuturismo Diaspórico de Lu Ain-Zaila
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n2p127Palavras-chave:
literatura afro-brasileira, diáspora africana, Afrofuturismo, Lu Ain-ZailaResumo
Em seu artigo “Black to the Future”, o crítico Mark Dery cunhou o termo Afrofuturismo, dando nome a um movimento que desde os anos 1980 já havia se popularizado no cenário artístico, com incursões na música, literatura, performances, etc. A designação Afrofuturismo foi rapidamente adotada por críticos e acadêmicos, embora não sem uma significativa parcela de polêmicas. Considerando estes recentes debates teóricos sobre o gênero de fantasia e a ficção científica negra, colocamos uma questão crucial para este trabalho: como escritores negros afrofuturistas brasileiros entendem o Afrofuturismo produzido no Brasil? Neste estudo voltamo-nos para a importante escritora Lu Ain-Zaila, a fim de investigar como as suas produções teóricas e literárias marcam o Afrofuturismo brasileiro como diferente de outras formas de escritura especulativa Afrofuturista. Analisaremos o conto “Conexão” de sua coletânea Sankofia, estudando como este expressa o conceito de Afrofuturismo brasileiro da autora. Propomos que Lu apresenta uma concepção de Afrofuturismo marcadamente centrada nas culturas e tradições africanas, bem como nas históricas lutas de resistência negra no Brasil.
Downloads
Referências
A FORMA DA ÁGUA [Shape of Water], dirigido por Guillermo Del Toro. Atuações de Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer e Doug Jones. Fox Searchlight Pictures, TSG Entertainment, Double Dare You Productions & Bull Productions, 2017.
AIN-ZAILA, Lu [Luciene Marcelino Ernesto]. Afroturismo–o espelhamento negro que nos interessa. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 2019.
AIN-ZAILA, Lu [Luciene Marcelino Ernesto]. Aliens, vocês deveriam ter previsto a nossa resistência. Sankofia: Breve histórias sobre o Afrofuturismo. Edição Kindle. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 2018a. 23-29.
AIN-ZAILA, Lu [Luciene Marcelino Ernesto]. Conexão. Sankofia: Breve histórias sobre o Afrofuturismo. Edição Kindle. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 2018b. 57-76.
AIN-ZAILA, Lu [Luciene Marcelino Ernesto]. Ficção científica no Brasil: Um caso de estudo do projeto de nação. Fantástika, v. 451, n. 1, p. 55–61, 2018c.
AIN-ZAILA, Lu [Luciene Marcelino Ernesto] Ìségún. Edição Kindle. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 2018.
AIN-ZAILA, Lu [Luciene Marcelino Ernesto]. (In)Verdades: Ela está predestinada a mudar tudo. Duologia Afro-Brasil 2408, v. 1. Edição Kindle. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 2016.
AIN-ZAILA, Lu [Luciene Marcelino Ernesto]. (R)Evolução: Eu e a verdade somos o ponto final. Duologia Afro-Brasil 2408, v. 2. Edição Kindle. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 2017.
AIN-ZAILA, Lu [Luciene Marcelino Ernesto]. Sankofia. Sankofia: Breve histórias sobre o Afrofuturismo. Edição Kindle. Rio de Janeiro: Edição da Autora, 2018d. 10-11.
ANGRESSON. Ficção científica e Afrofuturismo com Lu Ain-Zaila (Luciene). Fajucast. Dez. 2019. Spotify app.
ARTHUR, G. F. Kojo. Cloth as Metaphor: (Re)Reading the Adinkra Cloth: Symbols of the Akan of Ghana. Edição Kindle. Bloomington: iUniverse, 2017.
CLARKE, John Henrik. The University of Sankore at Timbuctoo: A Neglected Achievement in Black Intellectual History. The Western Journal of Black Studies, Pullman, v. 1, n. 2, p. 142-146, 1977.
CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU [Close Encounters of the Third Kind], dirigido por Steven Spielberg. Atuações de Richard Dreyfuss, François Truffaut, Melinda Dillon, Teri Garr, Bob Baladan e Cary Guffey. Columbia Pictures, 1977.
DELANY, Samuel R. The Mirror of Afrofuturism. Extrapolation, Liverpool, v. 61, n. 1–2, p. 173–184, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3828/extr.2020.11.
DERY, Mark. Black to the Future: Interviews with Samuel R. Delany, Greg Tate, and Tricia Rose. Flame Wars: The Discourse of Cyberculture. Durham: Duke University Press, 1994. 179–222.
DISTRITO 9 [District 9], dirigido por Neill Blomkamp. Atuações de Sharito Copley, Jason Cope, David James, Vanessa Haywood, Eugene Khumbaniywa e Louis Minaar. QED International & WingNut Films, 2009.
GYEKYE, Kwane. An Essay on African Philosophical Thought: The Akan Conceptual Scheme. Philadelphia: Temple University Press, 1995.
HAMMER, Joshua. The Bad-Ass Librarians of Timbuktu, and Their Race to Save the World’s Most Precious Manuscripts. Edição Kindle, New York: Simon & Shuster, 2016.
LU AIN-ZAILA. Literafro: O portal da literatura afro-brasileira. 9 dez. 2020. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/1400-lu-ain-zainla.
MASHIGO, Mohale. Afrofuturism: Ayashis’ Amateki. Intruders: Short Stories. Johannesburg: Picador Africa, 2018. 7.
OKORAFOR, Nnedi. Africanfuturism Defined. In: Nnedi’s Wahala Zone Blog. 19 out. 2019. Disponível em http://nnedi.blogspot.com/2019/10/africanfuturism-defined.html.
OLIVEIRA-MONTE, Emanuelle. Lu Ain-Zaila’s Sankofa and Brazilian Afrofuturism: Akan Philosophy and Black Utopia in a Postapocalyptic World. Journal of Lusophone Studies, vol. 7, n. 1, p. 31-53, 2022. Disponível em: https://jls.apsa.us/index.php/jls/article/view/472.
PARRINDER, Patrick. Learning from Other Worlds: Estrangement, Cognition, and the Politics of Science Fiction and Utopia. Durham: Duke University Press, 2001.
PETERS, Michael A. Ancient Centers of Higher Learning: A Bias in the Comparative History of the University? Educational Philosophy and Theory, v. 51, n. 11, p. 1063-1072, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00131857.2018.1553490.
TALABI, Wole. Introdução. Africanfuturism: An Anthology. Chicago: Brittle Paper, 2020. i-ii.
UNESCO. Culture and Heritage in Danger: Education as a Force for Resistance. 15 set. 2015. Disponível em https://whc.unesco.org/en/events/1252/.
WELLS, H. G. A guerra dos mundos [The War of the Worlds]. Trad. Thelma Médici Nóbrega. São Paulo: Suma de Letras, 2016.
YORKE, Jerry Orhin et al. Ghana’s Presidential Seats and Sword of State: Aesthetic Manifestation of Kwame Nkrumah’s Cultural Policy on Ghana’s Political Culture. Journal of Literature and Art Studies, Wilmington, v. 7, n. 12, p. 1604-16024, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17265/2159-5836/2017.12.014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emanuelle Oliveira-Monte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.














