Lima Barreto: o incômodo confessional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n2p21Palavras-chave:
Lima Barreto, Tradição literária, autoria negra, narrativa confessional, voz negraResumo
Partindo da análise da recepção de Lima Barreto pela crítica e historiografia literária brasileira, o presente artigo retoma e problematiza a reincidente classificação da escrita limabarretiana como irregular por conta do seu excessivo caráter confessional. Defendemos a tese de que esse “falar de si” empreendido pelo escritor em seus textos – destacamos Recordações do Escrivão Isaias Caminha – possui fundamental importância para a história da literatura afro-brasileira, visto que mobiliza e consolida uma tradição do autor negro com voz, liberto para se afirmar e falar das suas questões próprias, isto é, narrar com o que aqui chamamos de voz negra. Para tanto, discutimos a recepção hegemônica do autor pela história literária brasileira, fazemos paralelos entre o projeto literário de Lima Barreto e outros autores que, antes e depois dele, também se dedicaram a um escrever que coloca em primeiro plano a voz negra, e, por fim, nos dedicamos a um breve estudo da obra Recordações do Escrivão Isaías Caminha, destacando-a como peça central não só do projeto limabarretiano, mas de toda uma história da literatura afro-brasileira que se constrói pelas margens da historiografia tradicional.
Downloads
Referências
BARRETO, Lima. Recordações do Escrivão Isaias Caminha. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2010.
BOSI, Alfredo. Figuras do eu nas recordações de Isaías Caminha. Lima Barreto. Recordações do Escrivão Isaias Caminha. São Paulo: Penguin Classics / Companhia das Letras, 2010.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2003.
CANDIDO, Antonio. Os olhos, a barca e o espelho. A Educação pela Noite. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2017. 47-59.
DUARTE, Eduardo de Assis, org. Literatura Afro-Brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
GAMA, Luiz. Trovas Burlescas. São Paulo: SESI-SP Editora, 2016.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Prefácio. Lima Barreto. Clara dos Anjos. São Paulo: Penguin Classics/Companhia das Letras, 2012.
JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejos: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2001.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thiago de Melo Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.














