Letramento literário antirracista: reflexões sobre um processo investigativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2025vol45n2p9

Palavras-chave:

Letramento literário, descolonização curricular, literatura negra infantil

Resumo

Este artigo relata e analisa uma experiência pedagógica orientada pelo letramento literário em uma perspectiva antirracista, com foco na mediação de literatura negra para a infância. Fundamentado em um arcabouço teórico que aborda letramento literário e descolonização curricular, o estudo evidencia a relevância dessa abordagem para o desenvolvimento de competências leitoras e a promoção da equidade étnico-racial. A partir da aplicação do método, Sequência Básica do letramento literário, foram destacados aspectos como a seleção de obras, o espaço de leitura em roda, a mediação em voz alta, as interações discursivas entre as crianças e a acolhida das subjetividades. O papel da docente, enquanto mediadora, revelou-se fundamental na criação de um ambiente seguro e dialógico, propício ao compartilhamento de experiências e à construção de identidades antirracistas. Este trabalho oferece subsídios teórico-metodológicos para a implementação de práticas pedagógicas que promovam a equidade étnico-racial e contribuam para a descolonização do currículo escolar, consolidando o potencial transformador do letramento literário no contexto educativo.

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Biografia do Autor

Kelly Cristina Cândida de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Professora do Centro Pedagógico da UFMG.

Andreia de Assis Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Educação (UFMG/FAE)

Docente da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

11-12-2025

Como Citar

Souza, Kelly Cristina Cândida de, e Andreia de Assis Ferreira. “Letramento literário Antirracista: Reflexões Sobre Um Processo Investigativo”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 45, nº 2, dezembro de 2025, p. 9-20, doi:10.5433/1678-2054.2025vol45n2p9.