Representações da masculinidade plural em narrativas de "Primeiras estórias"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v40p68

Palavras-chave:

masculinidade, Primeiras estórias, Guimarães Rosa

Resumo

O termo “masculinidade tóxica” está em voga, contudo, na literatura brasileira, na década de 60 já era possível encontrar personagens que questionavam esse perfil masculino pautado na força bruta, na agressividade e na não demonstração de sentimentos de carinho e afeto. Desse modo, neste trabalho, faremos um percurso analítico acerca de alguns dos personagens criados por João Guimarães Rosa, em Primeiras estórias, mais especificamente nos contos: Famigerado; A benfazeja; Os irmãos Dagobé; Luas-de-mel e Substância, a fim de constatar como esse autor mineiro já traçava um delicado e, ao mesmo tempo, profundo questionamento sobre a figura do homem em sociedade e desse perfil de masculinidade. Assim, percebe-se que vários personagens já nos forneciam indicativos de uma masculinidade plural, como a defendida em nossa época, ou seja, que busca se afastar de modelos estáticos, pré-concebidos e estereotipados. O que, por sua vez, indica que essas narrativas proporcionam reflexões quanto a percepção e evolução da compreensão da masculinidade em nossa sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Aparecido Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Epaminondas de Matos Magalhães, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora no Instituto Federal de Mato Grosso: Pontes e Lacerda, Mato Grosso

Referências

BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

CALÇADE, Paula, e Tory Oliveira. Como o conceito tradicional de masculinidade afeta os meninos? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/17042/como-o-conceito-tradicional-de-masculinidade-afeta-os-meninos. Acesso em 19 março 2021.

CHEVALIER, Jean, e Alain Gheerbrant. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, for

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2019.

GALVÃO, Walnice Nogueira. As formas do falso. São Paulo: Perspectiva, 1972.

GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

JANUÁRIO, Soraya Maria Bernardino Barreto. “As masculinidades contemporâneas e a sua representação nos media: as revistas de estilo de vida masculina Men’s Health com edição em Portugal e no Brasil”. Revista Biblioteca on-line de ciências da comunição. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/januario-soraya-as-masculinidades-contemporaneas.pdf. Acesso em 20 de março 2021.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

ROSA, Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

Downloads

Publicado

20-09-2021

Como Citar

PEREIRA, M. A.; MAGALHÃES, E. de M. Representações da masculinidade plural em narrativas de "Primeiras estórias". Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 40, p. 68–78, 2021. DOI: 10.5433/1678-2054.2021v40p68. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/43058. Acesso em: 19 abr. 2024.