Tabu e amor: a afetividade masculina em “Viagem de núpcias” de Rubem Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2021v40p23Palavras-chave:
Amor, Masculinidades, Tabu, Contos brasileirosResumo
O presente artigo desenvolve uma análise do conto “Viagem de núpcias”, de Rubem Fonseca. Esse estudo discute a questão do tabu, considerando que o protagonista, embora seja um sujeito que acumula experiências sexuais ocasionais, não consegue se relacionar sexualmente com sua esposa em razão do excessivo respeito e idealização que tinha por ela. Neste ponto, aborda-se também questões da teoria das masculinidades no sentido de verificar em que medida esse tabu afeta a sexualidade do sujeito. A temática amorosa, nesse aspecto, é trazida dentro de uma perspectiva contrastante aos amores fugazes e acumulativos, considerando que essas práticas de curto prazo se tornaram o paradigma predominante na sociedade contemporânea. Em última análise, demonstra-se como os relacionamentos de curto prazo e acumulativos não necessariamente representam ou comprovam uma capacidade para o desenvolvimento da sexualidade vinculada ao campo amoroso e afetivo, mas apenas experiências fortuitas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Aula do dia 27 de abril de 1977. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos: cursos e seminários no Collège de France (1976-1977). Trad. Leyla Peronne-Moisés. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013. 237-253.
BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
FONSECA, Rubem. 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: EDUNESP, 1993.
GOLDENBERG, Mirian. O macho em crise: um tema em debate dentro e fora da academia. Mirian Goldenberg, org. Os novos desejos: das academias de musculação às agências de encontros. Rio de Janeiro: Record, 2000.
NOLASCO, Sócrates. A desconstrução do masculino. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.