Luto infantil e o processo de ressignificação da vida: a trajetória de Maria em Corda Bamba, de Lygia Bojunga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2020v39p131

Palavras-chave:

Lygia Bojunga, Morte, Luto, Literatura juvenil

Resumo

Geralmente considerados tabus por pais, educadores e mediadores de leitura, os temas morte e luto não são evitados pela produção literária recente. Camuflar conversas e produções artísticas que lidem com a finitude da vida pode prejudicar o processo de simbolização necessário à formação da identidade da criança e do jovem, à sua compreensão da finitude da vida e, assim, à sua valorização. Este ensaio visita o romance Corda Bamba, de Lygia Bojunga, especialmente o processo de luto, amadurecimento e descoberta da protagonista. Após ter perdido os pais em um trágico acidente circense, a menina de 10 anos de idade perdeu também todas as suas memórias. Durante sua trajetória metafórica por portas coloridas em um longo corredor, ela revive histórias que ouviu sobre seus pais e momentos que passou com eles. Por meio desses passeios, consegue elaborar sua perda e ressignificar sua existência, criando novas conexões com suas lembranças, seus entes perdidos e passando a lidar melhor com sua nova situação. A análise foi feita com base em estudos sobre a morte e o luto, teoria e crítica de literatura infantil e juvenil e análises literárias da produção de Lygia Bojunga.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carmina Monteiro Ribeiro, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Estudos Literários da Universidade Federal do Paraná.

Milena Ribeiro Martins, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná.

Referências

ARANTES, Ana Claudia Quintana. A morte é um dia que vale a pena viver. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BOJUNGA, Lygia. Corda bamba. 25ª. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2018.

BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Trad. Andreas Lieber. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

DARNTON, Robert. Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso. O grande massacre de gatos: e outros episódios da História Cultural Francesa. Trad. Sonia Coutinho. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1986. 21-101.

FRANÇA, Lisa. As vias simbólicas para combater o mal-estar na infância e na adolescência. Vera Teixeira de Aguiar; João Luís Ceccantini; Alice Áurea Penteado Martha, orgs. Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 11-21.

FREITAS, Joanneliese de Lucas. Luto e fenomenologia: uma proposta compreensiva. Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, v. 19, n. 1, p. 97-105, 2013. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rag/v19n1/v19n1a13.pdf

PAIVA, Lucélia Elizabeth. A arte de falar da morte para crianças: a literatura infantil como recurso para abordar a morte com crianças e educadores. Aparecida: Ideias & Letras, 2011.

SILVA, Rosa Maria Graciotto. Entre o medo e a morte: a construção da personagem criança em Lygia Bojunga. Vera Teixeira de Aguiar; João Luís Ceccantini; Alice Áurea Penteado Martha, orgs. Heróis contra a parede: estudos de literatura infantil e juvenil. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 73-98.

VALVERDE, Juliana. Mindinho maior de todos. Ilustração de Feres Khoury. São Paulo: Ôzé, 2017.

ZILBERMAN, Regina; Ligia Cademartori Magalhães. Literatura Infantil: Autoritarismo e Emancipação. São Paulo: Ática, 1987.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

RIBEIRO, C. M.; MARTINS, M. R. Luto infantil e o processo de ressignificação da vida: a trajetória de Maria em Corda Bamba, de Lygia Bojunga. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 39, p. 131–142, 2020. DOI: 10.5433/1678-2054.2020v39p131. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/41500. Acesso em: 28 mar. 2024.