Experimentação antropofágica em "Brasiliana"
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2020v38p69Palavras-chave:
Literatura brasileira, Revista de antropofagia, Brasiliana, MontagemResumo
O artigo busca pensar a coluna Brasiliana, da primeira fase da Revista de Antropofagia, como um experimento antropofágico. A coluna, além de ser uma seção fixa da Revista, é uma das partes que melhor incorporam os valores antropofágicos nesse primeiro momento da publicação: utiliza-se da montagem, procedimento artístico caro às vanguardas, para, de forma corrosiva e zombeteira, fazer troça com o senso comum, apontando para valores caducos e a presença do nonsense no cotidiano. Mais do que irreverência vanguardista, a seção antecipa a montagem em concepções que aparecerão apenas em meados e finais dos anos 30, tais como as ideias em torno da imagem dialética de Walter Benjamin, nas anotações da “fase média” (de 1930 a 1937) do seu projeto das Passagens e também na revisão que Eisenstein faz do conceito de montagem no ensaio “Laocoonte”, de 1939. De autoria de Alcântara Machado, diretor da Revista nessa primeira fase, tornado inimigo na segunda, a seção nos mostra a assertividade do experimento, mesmo numa publicação com contribuições variadas e que vão em direções distintas como acontece na primeira dentição.Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald de. Manifesto da Poesia Pau-Brasil. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 1990, pp. 41-45.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Willi Bolle, org. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
CAMPOS, Augusto de. Revistas re-vistas: os antropófagos. Revista de antropofagia. Edição fac-similar. São Paulo: Abril Cultural/Metal Leve, 1975.
EISENSTEIN, Sergei. Towards a theory of montage (Sergei Eisenstein Selected Works, volume II). Trad. Michael Glenny. Michael Glenny e Richard Taylor, eds. London: I. B. Tauris, 2010.
FERRAZ, Eucanaã. Notícia (quase) filológica. Revista de antropofagia. Edição fac-similar. São Paulo: Imprensa Oficial, 2015.
GROYS, Boris. On the new. Trad. G. M. Goshgarian. New York: Random House, 2013.
Revista de antropofagia. Edição fac-similar. Pref. Augusto de Campos. São Paulo: Abril Cultural/Metal Leve, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.